Microeconomia II (MI2)
Área
AC Economia > UC Obrigatórias
Activa nos planos curriculares
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
FIN 2001 > Fin 2001 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
MAEG 1990 > Maeg 1990 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Microeconomia II
GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Microeconomia II
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
ECO 1994 > Eco 1994 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
ECO NT 1993 > Eco Nt 1993 > Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
ECO 1986 > Eco 1986 > Disciplinas Obrigatórias > Microeconomia II
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Microeconomia II
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Microeconomia II
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Microeconomia II
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Microeconomia II
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 2.0 h/semana
Aula Prática (PL): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
- Introduzir os alunos a conceitos matemáticos da interacção estratégica dos agentes económicos.
- Introduzir modelos com hipóteses diferentes dos pressupostos da ?concorrência perfeita? (designadamente as hipóteses de ?comportamento de aceitação dos preços? e de ?informação perfeita?): modelos de oligopólio e de incerteza e informação imperfeita.
- Introduzir os alunos a interacções fora do sistema de preços (designadamente ?externalidades e ?bens públicos?), que devem ser corrigidas a fim de que a economia concorrencial funcione de modo eficiente.
Programa
- Teoria dos jogos não-cooperativos;
- Estruturas de mercado em oligopólio;
- Modelos de incerteza e informação assimétrica;
- Decisão temporal do consumidor;
- Externalidades e bens públicos.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.