Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade (GQ-GEI)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Gestão e Estratégia Industrial > Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Qualidade

14ª Edição > 14ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Qualidade

15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Qualidade

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

1.Compreender os fundamentos da gestão da qualidade;
2.Identificar os princípios fundamentais das três esferas da qualidade e perceber como estas se complementam;
3.Compreender a relevância da gestão da qualidade para a competitividade das organizações;
4.Compreender a Voz do Cliente e saber como melhorar a sua satisfação e o seu envolvimento;
5.Identificar os diferentes métodos e ferramentas usadas durante o design do produto para garantir a sua excelência na qualidade;
6.Compreender como melhorar o processo de entrega dos serviços e saber avaliar a qualidade dos mesmos;
7.Saber diagnosticar e prioritizar os problemas da qualidade de uma organização, bem como seleccionar as ferramentas adequadas para a sua resolução;
8.Compreender as diferentes cartas de controlo e saber seleccionar e aplicar a mais adequada face ao processo que se pretende controlar;
9.Compreender a filosofia Seis Sigma e ser capaz de aplicar a metodologia DMAIC para melhorar continuamente a eficácia e eficiência dos processos organizacionais;
10.Identificar tópicos de pesquisa relevantes na área de gestão da qualidade e aprofundar o conhecimento dos mesmos.

Programa

1.Introdução à Qualidade
2.Foco no cliente
3.Design para a qualidade e excelência dos produtos
4.Design dos serviços
5.Medir e controlar a qualidade
6.Seis Sigma

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.