Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

PDSEO  >  Plano Curricular

Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações

Plano Curricular Sociologia Económica e das Organizações

Descrição do Plano Curricular

Estrutura

O Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações tem a extensão de 180 ECTS (unidades de crédito), correspondente a 3 anos lectivos, e é constituído por:

 

1º ano

• Seminários de Formação Avançada (40 ECTS)

• Seminários de Investigação (20 ECTS)

 

2º e 3º anos

• Dissertação (120 ECTS)

 

Os seminários de formação avançada têm o objectivo de promover conhecimentos em temas relevantes da área científica da Sociologia Económica e das Organizações e das Metodologias de Investigação. Serão ministrados por docentes do ISEG e de outras universidades portuguesas ou estrangeiras. Uma parte destes seminários consistirá na leccionação de módulos de formação obrigatória, enquanto outra se refere a conferências temáticas indicadas anualmente. Alguns dos seminários terão lugar no ICS/UL e na FCSH/UNL.

 

O seminário de investigação será destinado à apresentação e discussão dos projectos individuais de doutoramento. Os doutorandos deverão apresentar o projecto de tese com que se candidataram ao Programa de Doutoramento durante o primeiro ano lectivo, e apresentar os resultados do trabalho de investigação em curso, uma vez por ano, nos anos lectivos subsequentes.

 

Actividades lectivas

Durante o 1º ano do programa de doutoramento têm lugar os Seminários de Formação Avançada (40 ECTS). Estes seminários têm o objectivo de promover conhecimentos em temas relevantes da área científica da Sociologia Económica e das Organizações e das Metodologias de Investigação. Serão ministrados por docentes do ISEG e de outras universidades portuguesas ou estrangeiras. Uma parte destes seminários consistirá na leccionação de módulos de formação obrigatória, enquanto outra se refere a conferências temáticas indicadas anualmente. Alguns dos seminários terão lugar no ICS/UL e na FCSH/UNL.

 

Os módulos de formação obrigatória consistirão numa sessão lectiva por semana. Os estudantes deverão frequentar estas sessões e elaborar os relatórios solicitados pelo corpo docente. As conferências temáticas ocorrerão, em média, uma vez por mês. Durante o 1º ano, os estudantes deverão participar em pelo menos seis conferências no ISEG, três no ICS/UL e três na FCSH/UNL. Em casos devidamente fundamentados, a frequência dos Seminários de Formação Avançada poderá ser efectuada num regime maioritariamente não presencial.

 

Seminários

Durante o 1º ano do programa de doutoramento têm lugar diversos Seminários de Investigação (20 ECTS). Estes seminários são destinados à apresentação e discussão dos projectos individuais de doutoramento. Os doutorandos deverão apresentar o projecto de tese com que se candidataram ao Programa de Doutoramento durante o primeiro ano lectivo, e apresentar os resultados do trabalho de investigação em curso, uma vez por ano, nos anos lectivos subsequentes.

 

Os seminários de investigação ocorrerão, em média, uma vez por mês. Em cada sessão será nomeado um estudante para preparar a discussão do projecto de tese de um colega. Durante o 1º ano, é obrigatória a presença em pelo menos quatro sessões. Durante os restantes anos, é obrigatória a apresentação do trabalho de investigação em curso num dos seminários. Em casos devidamente fundamentados, a frequência dos Seminários de Investigação poderá ser realizada num número inferior ao obrigatório.

 

Dissertação

A intenção sobre o tema da tese de doutoramento é manifestada pelo candidato com a apresentação, perante a Comissão Científica do Programa, de uma proposta de investigação. Sendo aceite no programa, será nomeado um professor orientador que acompanhará o candidato na elaboração aprofundada do projecto de tese, a realizar ao longo do 1º ano do programa, o qual será apresentado e discutido no Seminário de Investigação.

 

No final do 1º ano do programa a versão consolidada do projecto de tese será apreciada por um júri que integra elementos do ISEG, ICS/UL e FCSH/UNL, que pode sugerir alterações ou recomendar o abandono do programa. Com a aceitação do projecto de tese, será feito o respectivo registo e confirmado o professor orientador. O processo de elaboração da tese terá a duração de dois anos lectivos, de acordo com o Regulamento de Doutoramentos do ISEG.