Alumni Económicas (Alumni)

Publicar Publicado em: 09-09-2013

PROGRAMA DE MENTORING 2013/2014 - 5ª EDIÇÃO

Hoje mais do que nunca a inserção de jovens licenciados no mercado de trabalho é um desafio complexo. É nosso dever enquanto profissionais formados por uma Escola de referência ajudar os nossos colegas a terem sucesso numa conjuntura difícil e aproveitando um manancial de novas ideias que trazem estes jovens.

Por esta razão a Alumni Económicas - Associação dos Antigos Alunos do ISEG decidiu lançar a 5ª Edição do Programa de Mentoring através do qual profissionais com mais de 5 anos de experiência têm a possibilidade de ser mentores de um máximo de 3 jovens finalistas/recem - licenciados (mentees), ajudando estes últimos a enquadrar e a reflectir sobre as questões que se colocam no desenvolvimento de uma carreira profissional.

Os Mentees são acompanhados de forma contínua pelo seu Mentor durante este processo de integração, de modo a que se possam preparar para o futuro, alargando o seu processo de aprendizagem, adquirindo e aperfeiçoando competências.

O Mentor terá a oportunidade de "apadrinhar" alguém com menos experiência, partilhando a sua, obtendo assim um sentimento de auto-realização.

O que é ser Mentor?

Os Mentores deste programa são ex-Alunos do ISEG com mais de 5 anos de experiência profissional.

Ser mentor é:

• Uma relação de partilha.
  • Ter mais experiência e poder partilhá-la.
  • Ter a capacidade de partilhar pensamentos e de dar outros pontos de vista.
  • Conseguir dar um contributo importante às futuras gerações, numa perspectiva de ajuda a que estas consigam ter um maior sucesso na sua vida profissional.
  • Tentar perceber os problemas dos jovens profissionais e ajudá-los a ultrapassar "barreiras" mais facilmente.
  • Ter a percepção que a sua experiência poderá ajudar a sociedade.

O que é ser Mentee?

Os Mentees deste programa são alunos finalistas dos cursos do ISEG e ex-alunos com menos 5 anos de experiência profissional.
Ser Mentee é:

• Ter interesse em adquirir diferentes pontos de vista e opiniões, com base na experiência do Mentor.
  • Poder partilhar dificuldades e objectivos.

Processo de Selecção de Mentores e Mentees

O processo de selecção garante que tanto Mentores, como Mentees cumprem os requisitos para entrarem no programa de Mentoring do ISEG.

Selecção de Mentores:

• Preenchimento do formulário online.
  • Cumprimento dos requisitos acima enunciados.
  • Os Mentees têm a oportunidade de definir a sua preferência em termos de mentores, que fica condicionada pela aceitação por parte do Mentor.

Selecção de Mentees:

• Preenchimento do formulário online, que inclui uma mensagem de apresentação aos potenciais Mentores.
  • Cumprimento de requisitos acima enunciados.
  • Escolha de preferência de Mentor.

Meios de comunicação entre Mentores e Mentees

A comunicação entre Mentores e Mentees deve ser o mais personalizado possível e sempre de viva voz (presencial, telefone, VoIP,...).

As comunicações escritas (chat, correio electrónico,...) devem ser utilizadas como meios complementares e nunca como meio primordial de diálogo entre Mentores e Mentees.

Formação & Desenvolvimento

Este Programa de Mentoring contempla também um conjunto de acções de Formação & Desenvolvimento ao longo de 2012/13. Estas formações focalizam-se nas soft skills e, pretendem desenvolver competências na área da Comunicação, Iniciativa, Adaptação à Mudança e Networking, consideradas fundamentais para o sucesso de uma carreira profissional.

Prazos - Edição 2013/2014

O processo de selecção, alocação e do programa de Mentoring tem as seguintes fases:

• Inscrição de Mentores: até 24 de Setembro 2013.
  • Inscrição de Mentees: até 24 de Setembro 2013.
  • Comunicação da Alocação de Mentores e Mentees: até 30 de Setembro de 2013
  • Início do programa: 1ªsemana de Outubro 2013.
  • Cada edição deste programa terá a duração de 1 ano lectivo.

Para mais informações pode consultar o Documento de enquadramento e visualizar os vídeos disponível em

Documento de Enquadramento 2013/ 2014

Inscrição 5ªEdição 2013/2014: