O Departamento de Economia como referência do ISEG
Bem-vindos à página do Departamento de Economia do ISEG
O Departamento de Economia é uma unidade orgânica do Instituto Superior de Economia e Gestão vocacionada para o domínio e o desenvolvimento da ciência económica. Está estruturado em cinco Áreas Científicas: Economia Aplicada e Métodos, Economia Internacional e do Desenvolvimento, Economia Pública e do Bem-Estar, Macroeconomia e Microeconomia, todas elas com um Coordenador. O Presidente do Departamento de Economia é diretamente eleito pelo conjunto dos seus membros e os Coordenadores são eleitos pelos membros de cada área científica. Presentemente, o Departamento integra 68 docentes, encontrando-se 7 a prestar serviço em instituições nacionais e europeias.
O Departamento de Economia existe com a atual designação desde 1984. No entanto, é fruto de uma evolução histórica muito mais longa, sendo o principal depositário do legado dos maiores nomes da ciência económica em Portugal. O ensino da economia na nossa instituição não se limitou a uma mera continuidade e sempre se caraterizou pela abertura às novas ideias e teorias. Por exemplo, deve-se-lhe a introdução do keynesianismo em Portugal no imediato pós-guerra. Procurou-se, simultaneamente, apetrechar o ensino da economia com as mais modernas técnicas, como aconteceu com a introdução da econometria. Mais ainda, ao longo do tempo, o ensino aqui ministrado soube preservar, em ambientes por vezes complexos, uma pluralidade de correntes e metodologias sob critérios de qualidade e rigor.
No contexto atual do ISEG, o Departamento de Economia tem especial responsabilidade na coordenação e implementação das Licenciaturas em Economia e em Economics, de seis Mestrados e de dois Programas de Doutoramento. Além disso, assegura ainda unidades curriculares de outros cursos, em estreita articulação com os demais Departamentos do ISEG.
A investigação no âmbito do Departamento de Economia teve um aumento muito significativo nas últimas décadas, contribuindo para que o ISEG ocupe, em Portugal, um lugar cimeiro no panorama da investigação em economia e gestão, bem como em áreas relacionadas. A maioria dos docentes do Departamento de Economia realiza a sua atividade de investigação nos centros REM - Research in Economics and Mathematics e CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão, ambos reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Não se pode deixar de referir que o Departamento de Economia, tal como todo o ISEG, sempre manifestou, das mais diversas maneiras, uma grande abertura e participação interessada face aos problemas da sociedade portuguesa e do mundo de língua portuguesa, designadamente as transformações das últimas décadas, como os processos de integração europeia, internacionalização e desenvolvimento.
O Departamento de Economia continuará a contribuir para que o ISEG reforce a sua posição como escola de primeiro plano em Portugal, mas sobretudo com prestígio internacionalmente reconhecido no ensino e investigação em economia e gestão.
ISEG, Lisboa, Fevereiro de 2019
O Presidente do Departamento de Economia