Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

APS

Mestrado em Análise de Política Social

Lisboa

Coordenadores 2009/2010

Profª. Doutora  MARIA MANUELA DE BRITO ARCANJO (Responsável)

Prof. Doutor  CARLOS FARINHA RODRIGUES

Profª. Doutora  MARGARIDA CHAGAS LOPES

Objetivos

O Mestrado em Análise de Política Social tem como objectivo geral aprofundar, através de uma abordagem multidisciplinar, os conhecimentos teóricos e empíricos fundamentais para a análise da política social e, mais especificamente: fornecer o instrumental necessário ao diagnóstico dos problemas sociais bem como à identificação e avaliação da intervenção política; proporcionar o enquadramento internacional da análise da política social em Portugal; contribuir para o conhecimento fundamentado dos grandes problemas e debates da política social em Portugal e na Europa.

Destinatários

O Mestrado em Análise de Política Social destina-se a completar a formação do primeiro ciclo aos jovens licenciados em Economia, Gestão, Serviço Social, Sociologia, Direito ou outras licenciaturas consideradas relevantes que pretendam: i) continuar a aprofundar a sua preparação académica e realizar investigação nas áreas da política social ou ii) adquirir uma especialização profissionalizante que potencie as suas perspectivas de empregabilidade no âmbito da intervenção pública ou da economia social.
O curso destina-se ainda a dirigentes e quadros da Administração Pública, de institutos públicos ou de organizações não governamentais, que pretendam obter uma formação complementar e especializada (teórica e aplicada) nas áreas da política social.

Regime de Funcionamento

O curso está organizado em quatro semestres, perfazendo 120 créditos. Os três primeiros constituem a parte principal de contacto com os alunos, nomeadamente através de sessões de aula, num total de 78 créditos, e visam dotar o estudante com as competências de carácter teórico e empírico em análise de Política Social. O quarto e último semestre é dedicado à elaboração de uma dissertação, num total de 42 créditos (dos quais 12 créditos são obtidos no 3º semestre através de um seminário de investigação).