Economia da Educação (1 º Sem 2010/2011)

ECO , FIN , GES , MAEG

Publicar Publicado em 31-01-2011

A consulta das provas de exame da Época de Recurso far-se-á na próxima 5ªfeira, dia 3/2, às 17.30h, no Gabinete 217. A docente Margarida Chagas Lopes

Publicar Publicado em 17-01-2011

CONSULTA DAS PROVAS: 20/1, 14,30h, Gab 217.

Publicar Publicado em 17-01-2011

CONSULTA DAS PROVAS: DIA 20 DE JANEIRO DAS 14,30h ÀS 15,30h, GABINETE 217.

Publicar Publicado em 17-01-2011

A CONSULTA DAS PROVAS TERÁ LUGAR NO DIA 20 DE JANEIRO, ENTRE AS 14,30h E AS 15,30h, NO GABINETE 217 DO EDIFÍCIO BENTO DE JESUS CARAÇA:

Publicar Publicado em 21-12-2010

Enunciado-Tipo de Exame Final de Economia da Educação

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520092929 1073786111 9 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

Economia da Educação

Enunciado-tipo para Exame Final

Rectângulo arredondado: - O Exame tem a duração de 2 horas e realiza-se sem consulta de quaisquer elementos escritos, formulários, ou afins. - Os/as alunos/as deverão ser portadores de um elemento de identificação válido.

Escolha 4 das seguintes 5 questões :

Questão 1 (5 valores) - Ao longo da História, as mudanças de regime político quase sempre se fizeram acompanhar de importantes alterações nos objectivos e nas políticas de Educação e Formação. Considerando a transição democrática iniciada com o 25 de Abril de 1974, ilustre a afirmação acima através da indicação de duas novas políticas e dois objectivos inovadores, justificando.

Questão 2 (5 valores) - À semelhança do que sucede em outros processos produtivos, também a designada função de produção de Educação conhece perdas, por um lado, e processos de produção conjunta ( by products), por outro, variáveis com os ciclos e graus de ensino. Discuta a afirmação, apontando um exemplo de cada um dos aspectos sublinhados e associando-os ao ciclo ou tipo de ensino a que correspondem.

Questão 3 (5 valores) - Enquanto ramo da Economia Pública, a Economia da Educação discute a questão da equidade nos acesso e sucesso educativos, questão que os Sistemas de Educação modernos integram nos seus objectivos prioritários. Levando em conta as principais críticas à Teoria do Investimento em Capital Humano, indique três aspectos que revelem a má consideração que esta teoria faz da questão da equidade, justificando.

Questão 4 (5 valores) - Na informação escrita de menor qualidade verifica-se, muitas vezes, a confusão entre os conceitos de Formação Profissional e Aprendizagem ao Longo da Vida. Apresente dois pontos de contacto e dois de diferença entre aqueles conceitos, justificando as suas escolhas.

Questão 5 (5 valores) - Ao longo das duas últimas décadas, o Sistema Educativo Português tem vindo a conseguir ultrapassar algumas das maiores debilidades ao nível da (por enquanto) escolaridade obrigatória e dos Ensinos Secundário e Superior, como nos mostra a tendência evolutiva de vários indicadores estatísticos. Indique um aspecto de melhoria em cada um daqueles três níveis de ensino, socorrendo-se se assim o entender de indicadores estatísticos apropriadas ou, alternativamente, da indicação das principais políticas que para tal terão contribuído.

Canal: Economia da Educação - Autor: MARGARIDA MARIA SIMÕES CHAGAS LOPES -

Publicar Publicado em 13-10-2010

Condição para realização da Avaliação Contínua

Avisam-se todos os alunos de Economia da Educação que, de acordo as regras estabelecidas logo desde a 1ª aula, em consonância com o disposto no RGAC, só poderão realizar Avaliação Contínua os alunos que frequentem regularmente as aulas.

A Responsável,

Margarida Chagas Lopes