Estratégia e Prospectiva (1 º Sem 2012/2013)

ECO , FIN , GES , MAEG

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    Programa Detalhado da Unidade Curricular

      I Parte - A gestão estratégica
      1.

    Conceito de estratégia e o processo de gestão estratégica

       

    Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

    • Definir estratégia e gestão estratégica
    • Identificar os elementos de um modelo de gestão estratégica
    • O que é um processo de gestão estratégica?
    • As áreas da gestão estratégica
      I.1

    Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar.

      I.2

    A adopção do conceito pela gestão empresarial.

      I.3

    A estratégia empresarial no contexto da gestão.

      I.4

    O processo de gestão estratégica.

      I.5

    As áreas da gestão estratégica: a análise estratégica, a escolha da estratégia e a realização da estratégia.



      2.

    Gestão e estratégia empresarial

       

    Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

    • Definir competitividade e globalização
    • Descrever o cenário competitivo do século XXI
    • Definir e discutir os conceitos de missão, visão e os objectivos a longo prazo da empresa
    • O carácter decisivo dos stakeholders da empresa
    • O que é e para que serve a matriz de SWOT
      2.1

    O cenário competitivo do Século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade.

      2.2

    A missão, a visão, os objectivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.

      2.3

    A natureza e importância dos stakeholders .

      2.4

    A matriz de SWOT como instrumento simplificado de análise e diagnóstico da empresa.



      3.

    Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades

       

    Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

    • Como produzir uma análise do ambiente externo e individualizar e identificar os principais factores de mudança
    • Possíveis interacções entre estratégia e concorrência
    • Dominar o modelo das cinco forças competitivas de Porter
      3.1

    O ambiente externo, em geral .

      3.2

    Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Porter para a análise da concorrência no sector.

      3.3

    Análise da concorrência .



      4.

    Análise do ambiente interno: forças e fraquezas

       

    Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

    • Explicar a importância e as implicações da análise do ambiente interno na estratégia da empresa
    • Identificar os componentes da análise interna que contribuem para a vantagem competitiva da empresa
    • Identificar os diferentes tipos de recursos de que a empresa dispõe
    • A noção de valor e a capacidade para o criar
    • Analisar a cadeia de valor
      4.1

    A importância da análise interna. O desafio que representa para a empresa.

      4.2

    As condições que afectam as decisões da gestão.

      4.3

    Recursos, capacidades e debilidades da empresa .

      4.4

    A capacidade para criar valor: a cadeia de valor. Análise da cadeia de valor .



      O estratega seria então alguém convencido que, de alguma forma, podia 'controlar' o futuro da sua empresa. Tentaria construir o futuro da sua empresa através de um conjunto de interacções internas e outras, sobretudo, através do estudo aprofundado das evoluções possíveis do seu ambiente externo. É neste ponto que entra a Prospectiva.

     



      II Parte - A prospectiva


      5.

    A prospectiva como projecto de investigação sobre o futuro

       

    Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

    • Definir prospectiva e as diversas formas de tentar antecipar o futuro
    • Conceito de cenário como instrumento de simulação do futuro
    • Que a incerteza é a matéria-prima da prospectiva
    • Como a prospectiva se constitui num instrumento fundamental da estratégia das empresas
      5.1

    Origem e evolução do conceito. Os primeiros trabalhos sobre prospectiva. Previsão versus prospectiva.

      5.2

    A prospectiva como instrumento de redução da incerteza. Categorias de incerteza. Conceitos de cenário.

      5.3

    Prospectiva estratégica: princípios, objectivos e escolas de pensamento. A prospectiva como ferramenta essencial da estratégia.

      5.4

    As duas grandes escolas da prospectiva: a anglo-saxónica e a francesa. Carácter interdisciplinar da prospectivar .



      6.

    Construção de cenários. Os cenários como principal instrumento da prospectiva

       

    Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

    • Dominar as concepções e as técnicas que integram duas das principais metodologias prospectivas
      6.1

    Planeamento estratégico por cenários de Peter Schwartz.

      6.2

    Os cenários industriais de Michael Porter.