Gestão de Negócios Internacionais (2 º Sem 2008/2009)

ECO , FIN , GES , MAEG

Seminário sobre Neg. Internacionais Link

    Descrição Link

    Objectivos
    A realização do seminário sobre Negócios Internacionais tem quatro objectivos principais: (1) estimular a capacidade de realização dos alunos, abrindo a escola ao mundo exterior; (2) permitir aos alunos obter testemunhos sobre experiências concretas de negócios internacionais e/ou de carreiras internacionais; (3) promover a reflexão ISEGuiana sobre o tema, abrindo a discussão a antigos, actuais e futuros alunos da disciplina; e (4) dinamizar a cooperação entre os alunos.
    Organização
    A organização deste evento será da responsabilidade de uma equipa de alunos. A coordenação dos trabalhos da equipa será feita pelos próprios alunos, organizando-se da forma que considerarem mais adequada. O docente apoiará a preparação do Seminário, nomeadamente através da marcação da primeira reunião da equipa e da participação em reuniões de trabalho segundo periodicidade a definir.
    O Seminário deverá, em princípio, ter lugar na 11ª ou na 12ª semana de aulas. O local de realização deverá ser o ISEG, procurando mobilizar a comunidade estudantil ISEGuiana para o efeito.
    O tema do Seminário será definido pela equipa de alunos encarregada da realização do evento. Deverá ser, no entanto, obtida a concordância prévia do docente. A selecção e contacto dos oradores convidados é da responsabilidade da equipa de alunos. O painel de oradores deverá, porém, incluir um antigo aluno do ISEG, que tenha tido a cadeira de Gestão de Negócios Internacionais, e que fará uma análise da sua experiência profissional à luz dos objectivos da disciplina (ex: membro de uma multinacional, participação no processo de internacionalização de uma empresa, criação de um negócio internacional, participação no programa Contacto…).

    Relatórios

    A avaliação do trabalho será feita de duas formas distintas:

    · Pela análise do sucesso do próprio seminário, em termos da organização e publicitação do evento, número de pessoas a assistir, qualidade dos intervenientes e da discussão; e

    · Pela avaliação dos três relatórios a entregar à equipa docente, sendo que os dois primeiros serão entregues pela equipa organizadora, e o último será entregue individualmente por cada um dos grupos que compõem a equipa. Os relatórios deverão obedecer aos seguintes conteúdos:

    1. Relatório Preliminar

    Neste relatório apresentam-se genericamente o tema, os objectivos e a linha orientadora do seminário, a data de realização e as intenções de convite a intervenientes.
    2. Relatório de Preparação
    No segundo relatório, já devem estar definidos os oradores, o alinhamento e a logística do seminário. Devem ainda ser discriminados todos os aspectos que se relacionem com a forma de publicitação, o local, os patrocínios, etc.
    3. Relatório Final
    Este último relatório será entregue duas semanas após a realização do Seminário, e tem como principal objectivo fazer a análise e uma reflexão sobre o evento. Deverá ter no máximo 15 páginas, e seguir uma estrutura que responda aos seguintes aspectos:

    1.Preparação do Seminário

    • Decisão do tema
    • Organização da equipa e formas de trabalho
    • Evolução dos preparativos

    2. Análise das intervenções à luz dos conhecimentos transmitidos na disciplina de Gestão de Negócios Internacionais

    3. Avaliação final do trabalho realizado

    • Auto-avaliação
    • Principais lições da experiência
    • Conselhos para futuras acções

    Este Relatório será posteriormente objecto de discussão com o docente.