História Económica e Empresarial (2 º Sem 2008/2009)
A unidade curricular História Económica e Empresarial tem 6 unidades de crédito e faz parte do conjunto das unidades curriculares obrigatórias do 1º ciclo das quatro licenciaturas do ISEG, Economia, Gestão, Finanças e Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG). A Secção de História do Departamento de Ciências Sociais assegura a docência desta unidade curricular.No Plano de Estudos do 1.º e 2.º ciclos do ISEG existem outras unidades curriculares propostas por esta Secção. No 1.º ciclo, propõe duas disciplinas optativas: a História Económica de Portugal e a História da União Europeia. Quanto ao 2.º ciclo, dispõe de um Mestrado em Economia Histórica. Ainda no 2.ª ciclo, são também oferecidas unidades curriculares optativas noutros mestrados a funcionar no ISEG, designadamente: História Monetária e Financeira e História do Estado-providência. Finalmente, no 3.º ciclo, a secção de História oferece um Doutoramento em História Económica.
Corpo Docente
AMÉLIA BRANCO (Responsável)
MARIA MANUELA FERREIRA MARQUES ROCHA
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A consultas das provas de HEE (época especial) irá ter lugar no dia 15 de Setembro (3.ºfeira) entras as 15 e as 16 horas no gab. 412 (Miguel Lupi).
- 13-07-2009 11:35 - Critérios de correcção dos testes de HEE (2S)
- 25-06-2009 16:25 - NOTAS DE HEE
- 09-06-2009 15:33 - NOTAS DAS AULAS PRÁTICAS
- 11-05-2009 14:48 - Bibliografia Fundamental
Página alternativa
http://www.iseg.utl.pt/index2.phpBreve introdução
No espírito do Processo de Bolonha, esta unidade curricular destina-se a preencher diferentes requisitos essenciais a futuros licenciados pelo ISEG, através do desenvolvimento de competências específicas e genéricas. Do leque destas últimas assumem destaque as seguintes competências instrumentais e interpessoais: a) recolher e tratar informação, b) capacidade de análise e de síntese, c) cultura geral adequada, d) domínio da comunicação oral e escrita; e) capacidade de trabalhar em grupo. O programa e as actividades promovidas na frequência desta unidade curricular visam desenvolver aquelas competências, norteados por dois objectivos fundamentais que se explicitam em seguida. Objectivo 1- Introduzir as variáveis espaço e tempo na explicação dos fenómenos sociais e económicos. Objectivo 2- Desenvolver o espírito crítico e de análise do desempenho das economias e das organizações em diferentes contextos históricos, considerando como determinantes desse desempenho as dimensões política e sócio-cultural das sociedades humanas.