Macroeconomia (1 º Sem 2010/2011)

EC (Economia) , EMF (Economia Monetária e Financeira)

Método de Avaliação

O regime de avaliação de conhecimentos da ubidade curricular, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos dos Mestrados (RGACM) em vigor no ISEG, é definido da seguinte forma:

Época Normal

Os alunos, na época normal, poderão optar por duas estratégias distintas:

a) Frequentar as aulas, entregar soluções de exercícios e realizar um trabalho individual, para além da prova escrita (PEEN).

b) Realizar apenas a PEEN.

Os que optarem por a) não serão prejudicados na sua classificação final em relação ao que obteriam na opção b). Assim, a classificação será obtida pelo máximo entre:

• a classificação final obtida na PEEN;

• a média aritmética ponderada das classificações obtidas na PEEN (60%) e no trabalho individual (40%), sujeita à entrega de um número mínimo de soluções.

Soluções de exercícios

Nesta opção, em cada aula o aluno deverá entregar a resolução manuscrita de um pequeno grupo de exercícios (um ou dois) sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas das últimas semanas. Estas resoluções deverão ser entregues ao docente das aulas práticas no início da sessão, tendo os enunciados sido previamente anunciados. Considera-se que estará em condições de aceder a esta forma de avaliação um aluno que entregue um mínimo de 7 resoluções (em 13 semanas).

Trabalho individual

Os trabalhos terão um máximo de 7 páginas (margens de 3 cm, espaçamento de 2 linhas e letra de corpo 12), incluindo índice, bibliografia, quadros e figuras. Os temas à disposição dos grupos de trabalho relacionam-se com o programa da unidade curricular, mas não estão confinados a este. Para algumas regras para a apresentação de trabalhos escritos no ISEG/UTL descarregue o texto aqui . Para obter os objectivos e temas para o trabalho.

Provas Escritas

As provas escritas individuais têm uma só chamada, uma duração de 2:30 horas e são constituídas por 8 questões de igual cotação. Poderão ser consultados todos os materiais escritos em suporte de papel durante a realização da prova. É permitida a utilização de calculadoras científicas, mas não a de computadores pessoais, agendas electrónicas ou telefones celulares.

Não esquecer a calculadora!

Fraudes

A detecção de cópia durante a realização das provas escritas implica a imediata anulação dos testes de todos os envolvidos. A detecção de cópia ou plágio (utilização não referenciada de partes significativas de trabalhos publicados) durante a avaliação dos testes ou dos trabalhos, terá consequências idênticas. O mesmo aplica-se à utilização de meios não autorizados. Estas penalizações não excluem outras que o Conselho Pedagógico ou outros órgãos do ISEG decidam aplicar aos responsáveis após a comunicação dos factos verificados.