Macroeconomia (1 º Sem 2012/2013)

EC (Economia) , EMF (Economia Monetária e Financeira)

Apresentação Link

Espera-se que os estudantes inscritos em Macroeconomia possuam os conhecimentos de nível intermédio nas áreas de Macroeconomia, Microeconomia, Matemática e Estatística e Econometria, que são leccionados numa boa escola de 1º ciclo de Economia. Caso tenha dúvidas sobre a sua preparação, aconselhamos a consulta de A Summer Study Guide for New Students of the Master's in Economics and Master's in Monetary and Financial Economics , disponível em área restrita.

A unidade curricular de Macroeconomia é uma das unidades curriculares obrigatórias do primeiro semestre dos Mestrados em Economia e em Economia Monetária e Financeira facultados pelo ISEG . Tendo um peso horário semanal de quatro horas e meia, prevê-se a existência de 26 aulas teóricas e 13 aulas práticas.

Objectivos gerais

• Aprofundar os conhecimentos no domínio das teorias macroeconómicas a um nível avançado.
    • Fornecer as metodologias e as técnicas necessárias à análise e à investigação nos domínios fundamentais da macroeconomia teórica e aplicada.
    • Fornecer os instrumentos adequados ao prosseguimento do estudo da macroeconomia ao nível do doutoramento.

Objectivos de aprendizagem

• Compreender e avaliar modelos macroeconómicos.
    • Aplicar modelos macroeconómicos a questões práticas da economia e da política económica.
    • Demonstrar conhecimento da literatura macroeconómica em geral e da bibliografia em particular.
    Semestre:
    Unidades de Crédito: 6,0
    Carga lectiva: 26×90 min. de aulas teóricas, 13×90 min. de aulas práticas.
    Unidade curricular obrigatória para: Mestrados em Economia e Economia Monetária e Financeira.
    Carga total: 160 horas.
    Precedências: Nenhuma.