Microeconomia I (1 º Sem 2020/2021)

ECO , FIN , GES , MAEG

Método de Avaliação

Existem duas épocas de avaliação de conhecimentos: a época normal e a época de recurso.

Época normal

A avaliação na época normal é composta pela avaliação ao longo do semestre e pelo exame de época normal, ou apenas pelo exame da época normal, dependendo do aproveitamento obtido em cada uma das componentes de avaliação. A componente de avaliação ao longo do semestre só será considerada se beneficiar o aluno. Caso não beneficie o aluno, a nota final da época normal será dada pela nota obtida no exame da época normal.

Quando a componente de avaliação ao longo do semestre beneficia o aluno, a classificação final obtida na época normal é a média ponderada da classificação obtida na componente de avaliação ao longo do semestre (com ponderação de 40%) e da classificação obtida no exame de época normal (com ponderação de 60%), sendo que, para obter aproveitamento na época normal é ainda obrigatória uma classificação no exame de época normal igual ou superior a 7,5 valores.

Para que a componente de avaliação ao longo do semestre possa ser considerada na nota final é obrigatória a realização de 2 mini testes de escolha múltipla, duas de três questões breves, a realizar nas aulas práticas sem aviso prévio (quem responder às 3 questões serão consideradas as duas melhores notas) e a participação numa experiência. Os 40% da componente de avaliação ao longo do semestre repartem-se da seguinte forma: 15% para cada mini teste (30% no total) e 10% para as questões breves e para a experiência, consideradas conjuntamente.

O exame de época normal incide sobre toda a matéria lecionada na disciplina.

Época de recurso

A avaliação da época de recurso, corresponde exclusivamente à nota obtida no exame da época de recurso.

Quem obtiver aprovação na época normal, pode ainda fazer o exame da época de recurso para melhoria de nota (é necessário inscrever-se para o exame na Secretaria da Licenciaturas nesse caso, mas não no caso de ainda não ter tido aproveitamento à disciplina). As notas da componente de avaliação ao longo do semestre não contam para melhorias.

Época normal para alunos com estatuto de trabalhador-estudante

Os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante (reconhecido junto da Secretaria das Licenciaturas) poderão não frequentar as aulas da disciplina, mas terão de realizar a componente de avaliação ao longo do semestre para terem a possibilidade de esta contar para classificação em época normal. No caso destes alunos não realizarem esta componente de avaliação, a classificação final obtida na época normal será a nota obtida no exame de época normal. Todos os demais requisitos para aproveitamento na época normal se mantêm.

O que se pode e não pode utilizar nos momentos de avaliação

Na resposta aos exames são autorizadas apenas máquinas de calcular não gráficas. É da responsabilidade de cada estudante trazer uma máquina não gráfica; nenhum estudante poderá utilizar máquina de calcular gráfica, mesmo que não tenha consigo mais nenhuma máquina e que tenha uma máquina gráfica sem nada na memória. Não é permitido qualquer tipo de consulta. Todas as máquinas de calcular gráficas, telemóveis, tablets, e computadores têm de estar desligados e arrumados fora da mesa.

Fraude

Fraude em qualquer teste ou exame é punível de acordo com o Artigo 12 do RGAC (Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos), Regulamento Disciplinar da Universidade de Lisboa e lei geral.