Microeconomia II (2 º Sem 2020/2021)

Método de Avaliação

Introdução

A avaliação de conhecimentos no ano lectivo 2020-2021 na unidade lectiva de Microeconomia II está fortemente condicionada pela evolução da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19) e da subsequente suspensão das actividades presenciais.

Existem dois métodos de avaliação da unidade curricular: avaliação ao longo do semestre (ALS), que constituirá o percurso de avaliação recomendado para a maioria dos alunos; avaliação através de exame final (Época Normal e Época de Recurso).

Para os alunos que preencham os requisitos da avaliação ao longo do semestre a nota final de cada época de exame é igual ao máximo entre a nota da ALS e a nota do exame final em que participou.

A) Avaliação ao longo do semestre (ALS)

A avaliação ao longo do semestre é composta por três componentes: a) realização de dois testes intercalares (TI); b) realização de duas de três questões breves (QB) a serem efectuadas em espaço de aula; e c) realização de uma prova escrita final (PEF).

Testes Intercalares (TI)

Os testes intercalares, individual e sem consulta, realizam-se nos dias 16 de Março e 20 de Abril, no horário das aulas teóricas. Estas provas têm a duração de 30 minutos e são constituídas por um conjunto de questões de escolha múltipla. A resposta aos testes intercalares será efectuada através da plataforma Microsoft Forms. A matéria elegível para este teste será anunciada em devido tempo na página da unidade curricular. Para que os alunos permaneçam no regime de Avaliação ao longo do semestre terão de obter a nota mínima de 7,5 valores em cada um dos testes intercalares. A nota da componente TI é a média dos dois testes.

Questões Breves (QB)

As questões breves serão realizadas em espaço das aulas (teórica ou praticas) sem aviso prévio da data da sua realização. Cada uma das três questões breves a realizar terá a duração de 10 minutos e será realizada através da plataforma Microsoft Forms. Para que os alunos permaneçam no regime de Avaliação ao longo do semestre terão que responder a duas das três questões breves.

A nota da componente questões breves é a média da nota obtida nas questões breves. Caso o aluno tenha respondido a três questões breves será o valor médio das duas respostas com classificação mais elevada.

Os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante, reconhecido junto da Secretaria das Licenciaturas, podem ser dispensados da realização das questões breves realizadas em espaço de aula.

Prova escrita final (PEF)

A prova escrita final corresponde ao exame da Época Normal ou de Recurso. Esta prova será realizada de forma presencial, abrange toda a matéria leccionada, tem uma duração de duas horas e é constituída por uma parte A com questões de escolha múltipla e uma parte B constituída por questões/exercícios de resposta aberta.

Para que os alunos permaneçam no regime de Avaliação ao longo do semestre terão de obter a nota mínima de 7,5 valores na prova escrita final.

Nota final da avaliação ao longo do semestre

A nota final da avaliação ao longo do semestre é calculada de acordo com a fórmula seguinte:

NF = 0,10 * nota das QB + 0,40 * Nota dos TI + 0,50 * nota da PEF

Para os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante que optem por não realizar a componente questões breves a nota final da avaliação ao longo do semestre é calculada de acordo com a fórmula seguinte:

NF = 0,50 * Nota dos TI + 0,50 * nota da PEF

B) Avaliação por exame final

Os alunos que não optarem pela avaliação ao longo do semestre poderão realizar a prova de exame de Época Normal ou de Recurso sendo a nota final a obtida no exame.

Fraude

Fraude em qualquer teste ou exame é punível de acordo com o Artigo 12 do RGAC (Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos), Regulamento Disciplinar da Universidade de Lisboa, e lei geral, nomeadamente o Código dos Direito de Autor e dos Direitos Conexos.