Sondagens (1 º Sem 2010/2011)

ECO , FIN , GES , MAEG , DEE (Decisão Económica e Empresarial)

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    1. Noções básicas de amostragem

    1.1. Amostragem versus censo: Vantagens e desvantagens

    1.2. Preparação e execução de um inquérito: Plano de amostragem

    1.3. Erros de amostragem e erros de recolha

    1.4. Métodos de amostragem: não aleatórios ou empíricos e aleatórios ou probabilísticos

    1.5. Enviesamento e variabilidade amostral

    2. Amostragem aleatória simples

    2.1. Introdução: conceitos, notação e métodos de selecção

    2.2. Estimador da média e sua variância

    2.3. Estimador de um total e de uma diferença

    2.4. Estimador de um rácio

    2.5. Características qualitativas: estimação de proporções ou totais

    2.6. Dimensão da amostra

    3. Amostragem estratificada

    3.1. Conceitos e notação. Estimadores e suas propriedades

    3.2. Quantificação da amostra e eficácia da estratificação

    3.3. Consequências de erros na quantificação dos estratos

    3.4. Construção dos estratos

    4. Utilização de informação suplementar

    4.1. Estratificação a posteriori

    4.2. Estimação pelo quociente, pela diferença e pela regressão

    4.4. Estimação em subpopulações

    4.3. Estimação por índice e por regressão em amostras estratificadas

    5. Amostragem por conglomerados.

    5.1. Conceitos e notação

    5.2. Conglomerados de igual dimensão

    5.3. Conglomerados de diferentes dimensões

    5.4. Amostragem sistemática

    6. Amostragem bi-etápica.

    6.1. Conceitos e notação

    6.2. Estimadores a utilizar e suas variâncias

    6.3. Determinação da dimensão da amostra.

    7. Principais fontes de erro na recolha de informação. A não resposta

    7.1. Tipos, consequências e prevenção da não reposta

    7.2. Pesquisa de factores explicativos

    7.3. Metodologias de tratamento das não respostas

    8. Selecção de amostras com o PASW (SPSS).