Investigação

Áreas de investigação e/ou estudo:

• Economia do Desenvolvimento
    • Relações Internacionais
    • Economia Africana
    • Metodologia e Epistemologia das Ciências Económicas e Sociais
    • Economia e culturas árabo-muçulmanas
    • Filosofia Portuguesa do século XX

Colóquios nacionais e internacionais:

Participação em numerosos colóquios em Portugal e no estrangeiro desde 1980.

Participação em actividades internacionais:

1. Membro da AIELF-Association Internationale des Économistes de Langue Française (Paris) e da SASE-Society for the Advancement of Socio-Economics (Washington).
    2. Membro do Conselho Geral do IEEI-Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (Lisboa)
    3. Delegado em Portugal da European Science Foundation (Strasbourg) desde 2003.
    4. Desde 2001, co-fundador e membro do Conselho Científico da Associação Internacional PEKEA-Political and Ethical Knowledge on Economic Activities, com base na Universidade de Rennes I (França): http://www.rennes.iep.fr/pekea/accueil.html

Algumas outras actividades:

• Director de Episteme-Revista Multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa), desde Novembro de 1999.
    • Seminários e conferências em várias universidades e instituições portuguesas: Universidade Fernando Pessoa (Porto); Universidade da Beira Interior (Covilhã); Universidade do Minho (Braga); Universidade do Algarve (Faro); Universidade Lusófona (Lisboa). E igualmente noutras instituições estrangeiras (França, Canadá, Estados-Unidos, Brasil, Moçambique e Cabo Verde).
    • Colunista do jornal Diário de Notícias (Lisboa) desde 1998.
    • Actividades e publicações diversas desde a década de 1960:

a) Secretário Geral da Sociedade Cultural de Angola (Luanda) em 1960-61e, a esse título, responsável por diversas actividades em favor das culturas africanas (criação de uma linha editorial, edição da revista Cultura, organização de conferências e exposições).

b) Outras publicações na imprensa:

1. Anos 60 - Textos em: Jornal ABC-Diário de Angola (onde foi jornalista em 1960-61); jornal O Comércio
      (Luanda); Jornal A Província de Angola (Luanda); Jornal O Namibe de Moçâmedes; Revista
      Notícia (Luanda), Revista Cultura (Ed. da Sociedade Cultural de Angola).
    2. Anos 1970 - Correspondente em Paris do Jornal Diário Popular (1974-76); Colaborador permanente da revista Esprit (Paris) em 1968-76, nomeadamente na secção «Journal à plusieurs voix» sob a direcção de Casamayor, Jean-Marie Domenach et Paul Thibaud; críticas de livros e desenhos publicados no jornal Témoignage Chrétien (Paris); correspondente em Lisboa dos Jornais La Croix e Témoignage Chrétien (1976-79).
    3. Anos 90 - Diversos artigos no Jornal Expresso (Lisboa).