Macroeconomia II (2 º Sem 2009/2010)

ECO , FIN , GES , MAEG

Maio de 2010

Publicar Publicado em 25-05-2010

Informação sobre a bibliografia para avaliação

Esta mensagem visa clarificar algumas dúvidas que surgiram ou poderão surgir relativamente à bibliografia a ter em consideração para a fase de avaliação de conhecimentos que se aproxima.

Como sabem, o livro que serviu de apoio principal ao curso foi o AMARAL, JF et al. "Economia do Crescimento".

Será fácil detectar que do livro NÃO FORAM abordados os dois últimos capítulos (o 5, sobre o crescimento económico português, e o 6, sobre as políticas de crescimento). Por isso eles NÃO serão objecto de avaliação.

Na modalidade de ensino "de Bolonha", as aulas teóricas são destinadas a chamar a atenção dos alunos para alguns --- sublinho a palavra "alguns" --- dos aspectos essenciais da matéria, deixando-se-lhes o cuidado de lerem e estudarem o conjunto dos materiais fornecidos como bibliografia (no caso o livro e os textos complementares que figuram em pasta própria da página da "cadeira"). Não há, pois obrigatoriedade de nas aulas referir TUDO o que consta da bibliografia e de considerar como matéria leccionada única e simplesmente a que foi explicitamente referida nas aulas.

Há, no entanto, aspectos dos capítulos abordados que não foram abordados "de propósito", ficando excluídos da avaliação de conhecimentos.

São poucos esses casos:

1) no ponto 4.1.2 (pg 263), sobre a questão da convergência, reter apenas o conceito de convergência beta;

2) no ponto em que se abordam os sistemas de pensões, NÃO será objecto de avaliação quanto diz respeito à sustentabilidade do sistema de capitalização/acumulação (fim da pág 284 e pág 285).

Os anexos existentes ao longo do livro base são importantes fontes complementares de informação e formação sobre os assuntos abordados no corpo principal do texto mas não serão, em si mesmos, objecto de uma avaliação específica.

Finalmente, tendo em consideração que, relativamente à matéria avaliada na prova intercalar efectuada há muita matéria nova, não será difícil compreender que, NÃO EXCLUINDO À PARTIDA dos exames finais NENHUMA PARTE DA MATÉRIA, a atenção se centrará maioritariamente (MAS NÃO EXCLUSIVAMENTE) na que não foi ainda objecto de avaliação.

Recorda-se que excluir parte da matéria seria deturpar o sentido de um exame final e possibilitar que alunos que não se submeteram àquela prova fossem avaliados apenas por uma parte da matéria --- o que não é aceitável. Mais, dado o encadeamento que se procurou fazer da matéria excluir uma parte dela poria em causa alguns dos encadeamentos referidos e que são importantes.

Bom estudo.

-----

Macroeconomia II



Canal: Macroeconomia II - Autor: ANTÓNIO MANUEL DE ALMEIDA SERRA -

Publicar Publicado em 21-05-2010

Informações de final do ano lectivo

Boas tardes!

 

Conforme referido nas aulas teóricas finais, acabo de disponibilizar na secção de "bibliografia complementar teórica" dois textos em PDF com alguma informação (relativa às aulas sobre os limites ao crescimento e sobre o rendimento) que não consta do livro adoptado como manual da disciplina.

Chamo a vossa atenção para lerem estes textos, tal como os restantes desta "pasta", pois o seu conhecimento é considerado como adquirido para efeitos de avaliação. A maior parte das páginas são, porém, reprodução de gráficos usados nas aulas para ilustrar os temas abordados.

 

Lembramos mais uma vez que:

a) nas provas de avaliação final que se aproximam, será avaliada TODA a matéria leccionada, incluindo a que já foi avaliada no exercício/prova intercalar.

b) na prova da época normal será considerada a nota da prova intercalar (peso de ponderação 40%) em conjunto com a da prova final. Os alunos que não compareceram à prova intercalar e se apresentarem para avaliação nesta época normal será atribuída, para efeito de cálculo da nota final, a nota de "0" (zero). Daqui resulta, na prática, que um/a aluno/a nestas condições terá de obter 16 (dezasseis) valores na prova final da época normal para ser aprovado com 10 (dez) valores.

c) como já foi esclarecido muitas vezes, a nota d aprova intercalar só será usada, na prova da época de recurso, para melhorar a nota do/a aluno/a. Neste caso o ponderador continuará a ser o mesmo (40%).

 

Muitos cumprimentos.

A. Serra

Responsável de Macroeconomia II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Canal: Macroeconomia II - Autor: ANTÓNIO MANUEL DE ALMEIDA SERRA -

Publicar Publicado em 01-05-2010

Pauta da prova intercalar do 2º semestre (2009/2010)

Acaba de ser publicada em pasta própria (dentro das "Secções Opcionais") na página da disciplina de Macroeconomia II a pauta do exercício de avaliação intercalar realizado em meados de Abril passado.

Chama-se a atenção dos alunos para o seguinte:

a) a média global foi de cerca de 11,5 valores

b) a nota publicada será a que, aproximada às décimas como está, será utilizada para o cálculo da nota final da disciplina. A nota da prova final será utilizada também na sua aproximação às décimas e não à unidade.

c) esta nota será utilizada, mesmo que em prejuízo do aluno, com a ponderação de 40% para o cálculo da nota final dos alunos que se apresentarem à época normal de avaliação no período de exames finais. Para os que se apresentarem à segunda época a nota só será tomada em consideração se tal beneficiar o aluno.

A. Almeida Serra

Canal: Macroeconomia II - Autor: ANTÓNIO MANUEL DE ALMEIDA SERRA -