Macroeconomia II (2 º Sem 2009/2010)

ECO , FIN , GES , MAEG

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Publicar Publicado em 25-05-2010

Informação sobre a bibliografia para avaliação

Esta mensagem visa clarificar algumas dúvidas que surgiram ou poderão surgir relativamente à bibliografia a ter em consideração para a fase de avaliação de conhecimentos que se aproxima.

Como sabem, o livro que serviu de apoio principal ao curso foi o AMARAL, JF et al. "Economia do Crescimento".

Será fácil detectar que do livro NÃO FORAM abordados os dois últimos capítulos (o 5, sobre o crescimento económico português, e o 6, sobre as políticas de crescimento). Por isso eles NÃO serão objecto de avaliação.

Na modalidade de ensino "de Bolonha", as aulas teóricas são destinadas a chamar a atenção dos alunos para alguns --- sublinho a palavra "alguns" --- dos aspectos essenciais da matéria, deixando-se-lhes o cuidado de lerem e estudarem o conjunto dos materiais fornecidos como bibliografia (no caso o livro e os textos complementares que figuram em pasta própria da página da "cadeira"). Não há, pois obrigatoriedade de nas aulas referir TUDO o que consta da bibliografia e de considerar como matéria leccionada única e simplesmente a que foi explicitamente referida nas aulas.

Há, no entanto, aspectos dos capítulos abordados que não foram abordados "de propósito", ficando excluídos da avaliação de conhecimentos.

São poucos esses casos:

1) no ponto 4.1.2 (pg 263), sobre a questão da convergência, reter apenas o conceito de convergência beta;

2) no ponto em que se abordam os sistemas de pensões, NÃO será objecto de avaliação quanto diz respeito à sustentabilidade do sistema de capitalização/acumulação (fim da pág 284 e pág 285).

Os anexos existentes ao longo do livro base são importantes fontes complementares de informação e formação sobre os assuntos abordados no corpo principal do texto mas não serão, em si mesmos, objecto de uma avaliação específica.

Finalmente, tendo em consideração que, relativamente à matéria avaliada na prova intercalar efectuada há muita matéria nova, não será difícil compreender que, NÃO EXCLUINDO À PARTIDA dos exames finais NENHUMA PARTE DA MATÉRIA, a atenção se centrará maioritariamente (MAS NÃO EXCLUSIVAMENTE) na que não foi ainda objecto de avaliação.

Recorda-se que excluir parte da matéria seria deturpar o sentido de um exame final e possibilitar que alunos que não se submeteram àquela prova fossem avaliados apenas por uma parte da matéria --- o que não é aceitável. Mais, dado o encadeamento que se procurou fazer da matéria excluir uma parte dela poria em causa alguns dos encadeamentos referidos e que são importantes.

Bom estudo.

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Macroeconomia II



Canal: Macroeconomia II - Autor: ANTÓNIO MANUEL DE ALMEIDA SERRA - Data de criação: 25-05-2010