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Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações

Plano Curricular 17ª Edição


Análise de Redes Sociais (ARS)

UC Competência

Análise de Redes Sociais(Ciências Sociais)

UC Execução

Análise de Redes Sociais (2009/2010 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: 17ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar a conhecer a análise de redes sociais (ARS), e o seu valor acrescentado no estudo dos fenómenos sociais, que reside no enfoque directo, e explícito na estrutura das relações sociais; compreender os efeitos desta estrutura, os constrangimentos e oportunidades que suscitam, na dinâmica dos colectivos, grupos e indivíduos.

Utilizar o Software UCINET VI na análise de redes sociais.

Aprender as principais medidas de caracterização de uma rede social completa e de ego redes (por ex: densidade, centralidade, cliques, equivalência estrutural).

Aplicar estas medidas na análise de fenómenos sociais/organizacionais tais como influência social, liderança, difusão da informação, capital social.

Programa

- Introdução: redes sociais o que é, e o que diferencia das análises tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com NetDraw;
- Redes completas (densidade, centralização, reciprocidade) vs ego-redes (densidade, heterogeneidade..);
- Os indivíduos : centralidade, capital social;
- Os subgrupos: componentes , cliques, key-players;
- Posições e papéis : equivalência estrutural.

Metodologia de avaliação

- Trabalhos práticos: 25%;
- Trabalho escrito (15-pag; tema á escolha): 60%;
- Assiduidade e participação: 15%.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.