Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
Plano Curricular 17ª Edição
Análise de Redes Sociais (ARS)
UC Competência
Análise de Redes Sociais(Ciências Sociais)UC Execução
Análise de Redes Sociais (2009/2010 - Semestre 1)Contextos
Grupo: 17ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 1 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dar a conhecer a análise de redes sociais (ARS), e o seu valor acrescentado no estudo dos fenómenos sociais, que reside no enfoque directo, e explícito na estrutura das relações sociais; compreender os efeitos desta estrutura, os constrangimentos e oportunidades que suscitam, na dinâmica dos colectivos, grupos e indivíduos.
Utilizar o Software UCINET VI na análise de redes sociais.
Aprender as principais medidas de caracterização de uma rede social completa e de ego redes (por ex: densidade, centralidade, cliques, equivalência estrutural).
Aplicar estas medidas na análise de fenómenos sociais/organizacionais tais como influência social, liderança, difusão da informação, capital social.
Programa
- Introdução: redes sociais o que é, e o que diferencia das análises tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com NetDraw;
- Redes completas (densidade, centralização, reciprocidade) vs ego-redes (densidade, heterogeneidade..);
- Os indivíduos : centralidade, capital social;
- Os subgrupos: componentes , cliques, key-players;
- Posições e papéis : equivalência estrutural.
Metodologia de avaliação
- Trabalhos práticos: 25%;
- Trabalho escrito (15-pag; tema á escolha): 60%;
- Assiduidade e participação: 15%.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.