Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Plano Curricular Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Marketing da Inovação e Novos Produtos (MINP)
UC Competência
Marketing da Inovação e Novos Produtos(Gestão)UC Execução
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2020/2021 - Semestre 2)Marketing da Inovação e Novos Produtos (2019/2020 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2018/2019 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2017/2018 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2016/2017 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2015/2016 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2014/2015 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2013/2014 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2012/2013 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2011/2012 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2010/2011 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2009/2010 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender as múltiplas interacções entre a inovação e a função comercial.
Fornecimento do instrumental teórico adequado para o desenvolvimento de acções de marketing.
Compreensão da relevância das envolventes desafiantes no quadro de actuação de uma filosofia de marketing.
Desenvolvimento das competências de base para uma visão estratégica da inovação.
Programa
1.Introdução ao Empreendedorismo
2.Identificação de Oportunidades de Marketing/Negócio
3.Modelos de Negócio
4.Plano de Marketing Empreendedor
5.Desenvolvimento do Marketing-Mix Empreendedor
6.(Estudos de Mercado)
7.Marketing no Contexto Empreendedor
8.Segmentação, Targeting e Posicionamento
9.Análise e Desenvolvimento dos Clientes
10.Análise da Concorrência
Metodologia de avaliação
OPÇÃO 1 ? Avaliação contínua:
- Teste escrito (60%)
- Trabalho (30%)
- Participação nas aulas (10%).
OPÇÃO 2 ? Avaliação por exame final:
- O exame final é constituído por uma prova escrita com duração de 1 hora e 30 minutos (com consulta).
Bibliografia
Principal
Entrepreneurial Marketing
Nijssen, E. J.
2014
1st edition, New York: Routledge.
Marketing for Entrepreneurs ? Concepts and applications for new ventures
Crane, F. G.
2013
California: Sage.
Secundária
Criar Modelos de Negócio
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A.
2011
Dom Quixote
The Four Steps to Epiphany
Blank, S.
2006
Steve Blank
Entrepreneurship: ideas in action
Greene, C. L.
2009
4th edition, South-Western Cengage Learning.
Empreendedorismo e Inovação
Sarkar, S.
2007
Escolar Editora