Google

Secretaria das Licenciaturas

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Informações de Acesso Link

O acesso e ingresso no ensino superior, via concurso nacional, está sujeito ao regime de limitações quantitativas em termos de vagas (numerus clausus) e é precedido de candidatura a apresentar, através do sistema de candidatura on-line ou, em alternativa, presencialmente nos Serviços de Acesso ao  Ensino Superior  da área de residência. Através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso ao Ensino Superior, realizado anualmente pelo Ministério da Educação e com base na sua nota de candidatura, os candidatos são seriados e colocados (ou não) num dos cursos a que se candidataram.
 
O concurso organiza-se em duas fases:
- Na 1.ª fase as vagas fixadas para cada curso em cada estabelecimento de ensino superior são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais. Estes últimos destinam-se a candidatos portadores de deficiência física ou sensorial, candidatos oriundos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, emigrantes portugueses e seus familiares e candidatos a prestar serviço militar efectivo em regime de contrato.
 
- Na 2.ª fase, as vagas colocadas a concurso são as sobrantes da 1.ª fase. É de referir que existe a possibilidade de realização de uma 3.ª fase do concurso, caso existam vagas da 2ª fase que não tenham sido preenchidas.  + Informações