DOUTORAMENTOS
Candidaturas Doutoramentos
As candidaturas a Doutoramento são feitas exclusivamente online através do site do ISEG,
O valor da taxa de candidatura é de 100 euros por curso.
Calendário Ano Letivo 2024/2025 (Brevemente disponível)
Calendarização de Candidaturas 2024-2025:
Fases |
Candidaturas |
Seriação* |
Matrícula e Pagamento |
1ª fase |
4 de dezembro a 31 de janeiro |
até 13 de fevereiro |
10 dias seguidos após homologação da candidatura |
2ª fase |
1 de fevereiro a 1 de abril |
até 12 de abril |
|
3ªfase |
2 de abril a 15 de maio |
até 28 de maio |
* As candidaturas que não tenham decisão de aceitação ou rejeição poderão ser transitadas para a fase seguinte, mediante o nº de vagas estipuladas pela respetiva coordenação para cada fase e sempre que reúnam as condições exigidas.
Candidaturas Internacionais:
Não é recomendada a candidatura na 3ª fase a estudantes internacionais (fora Europa) por questões de tempo na obtenção de visto.
Os Candidatos Brasileiros devem reconhecer os seus documentos junto de um cartório (no Brasil) para que seja colocada a Apostilha de Haia. Poderá consultar mais informação aqui.
Nos casos em que a obtenção do visto é concedida após o inicio das aulas, a propina do 1º ano deve ser liquidada integralmente. Caso anule a matrícula aplica-se o artigo 10º do regulamento de propinas de mestrado.
Os originais dos diplomas internacionais, devem ser apresentados nesta secretaria logo após a chegada a Portugal e até o prazo máximo de 15/10/2024.
Documentação a submeter no ato da candidatura:
1. Fotografia;
2. Documento de Identificação (Cartão de Cidadão/Passaporte);
3. Certificado da Licenciatura e Mestrado com média final;
4. Histórico das unidades curriculares;
5. Carta de Motivação (deverá indicar no máximo uma página, o porquê do interesse na candidatura a mestrado no ISEG, os seus pontos fortes, as suas áreas de interesse e quais as suas expetativas);
6. Duas (2) Cartas de Recomendação; (obrigatório para o Doutoramento em MAEG *)
7. Curriculum Vitae;
8. Projeto de Tese; (Documento obrigatório. Não existe um modelo estrutural de projeto, pretende-se uma descrição sumariada do tema e bibliografia do tema que pretende investigar)
9. Certificado de conhecimento de língua inglesa ou portuguesa (Nível minimo: B2 1) para candidatos aos cursos lecionados em Inglês ou Português (exceto candidatos nacionais, Palop e Brasileiros). **
1 Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Grelha de autoavaliação
* As duas cartas de recomendação para o Doutoramento em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão (MAEG) deverão ser redigidas por investigadores que trabalhem numa das áreas científicas do programa. Essas cartas devem ser enviadas pelos autores para susanab@iseg.ulisboa.pt e devem:
- referir quando e em que qualidade o investigador interagiu consigo;
- tecer comentários sobre as suas qualidades ao nível académico;
- referir-se à percepção que o investigador tem da sua capacidade de trabalhar de forma independente e produzir investigação ao nível do doutoramento;
- conter o nome, instituição e posição nela desempenhada pelo investigador que escreve a carta.
** Documento não obrigatório, sendo da responsabilidade do candidato possuir conhecimentos minimos da língua em que o curso é lecionado. (Nível minimo B2)
Validação da candidatura:
Para que a candidatura seja validada e esta possa seguir para análise da Coordenação dos Doutoramentos, deverá:
-
Efectuar o pagamento da taxa de candidatura (100 euros por cada Doutoramento a que concorre)
-
Submeter corretamente todos os documentos solicitados no ponto acima.
NOTA: O pagamento da taxa de candidatura e entrega de documentos deve ser efetuada até ao último dia da fase da candidatura. Após este dia, a candidatura não será validada.
Poderá ainda consultar o programa curricular, datas importantes, horários, a quem se destina, objetivos, regulamento dos doutoramentos, propinas, calendário escolar entre outras informações importantes no site do ISEG.
Critério de selecção dos candidatos:
De acordo com o nº3 do artigo n.º1 do regulamento de doutoramentos "compete à comissão científica de cada doutoramento (definida no artigo 10.º), dar parecer favorável à admissão dos candidatos tendo em conta o seu currículo, nomeadamente no que se refere às habilitações de acesso e respectivas classificações, e a eventuais entrevistas ou provas especiais.
A proposta de admissão dos candidatos de cada doutoramento está sujeita a homologação pelo presidente do conselho científico."
Matrículas:
1. O pagamento da 1ª prestação (700.00€) é efetuado no ato da matrícula. (dedutível ao valor total do 1º Ano).
2. A realização da matrícula implica o pagamento da 1ª prestação até à data limite estipulada para o efeito.
3. A desistência da matricula não isenta o pagamento referido no ponto anterior, salvo se comunicada até à data limite para pagamento da mesma.
4. O plano de pagamento de propinas deve ser consultado previamente.