Economia da Educação e Formação (2 º Sem 2008/2009)

APS (1ª Edição) , APS (2ª Edição) , EPP (1ª Edição) , EPP (2ª Edição) , SEO (15ª Edição) , SEO (16ª Edição)

Regime Geral de Avaliação Link

Tendo em conta os objectivos e finalidades da aprendizagem, que se espera possam vir a ser servidos por uma prática pedagógica mais pró-activa propõe-se como forma prioritária um modelo de Avaliação em Progresso, inerente à metodologia investigação - intervenção/acção-avaliação, e cuja contribuição para a classificação global é de 70%. Atendendo à diferente situação dos alunos relativamente à componente Experiência Profissional, aquele modelo reveste duas possibilidades:

a) a participação nas duas Sessões de Debate, com intervenção oral e discussão com base num mini relatório [1] desenvolvido, e aceite, a partir de temas previamente propostos pela docente [ 2 x 35% ]. Esta possibilidade destina-se, essencialmente, aos alunos que não exercem uma actividade profissional ou que, exercendo-a, a mesma não se situe em área afim aos conteúdos do Programa.

b) a proposta, desenvolvimento e animação de um dos temas para uma das Sessões de Debate, em co-organização com a docente, sobre aspecto(s) do Programa pertinentes para a actividade profissional do aluno; o desenvolvimento deste(s) aspecto, previamente acordado, terá por base um pequeno relatório de estágio, de função profissional, de investigação, ou ainda o tratamento de um questionário, debate em focus group... [2] inerente à actividade profissional exercida. [70 %].

À Avaliação em Progresso acrescerá a Avaliação Final, correspondente a 30% da classificação total. Esta, revestirá forma de um Relatório Final, que integrará o(s) contributo(s) parcelar(es) da Avaliação em Progresso, o(s) desenvolverá e melhorará em função das críticas e avaliações parcelares.

Alternativamente a esta modalidade de Avaliação o aluno poderá optar por um exame ou teste final. Em qualquer das modalidades, a avaliação será sempre individual.

[1] Dimensão proposta: 10 páginas.

[2] Dimensão proposta: 20 páginas.