Gestão da Qualidade (1 º Sem 2015/2016)

GEI (Gestão e Estratégia Industrial)

Método de Avaliação

A avaliação da disciplina de GQ consiste num exame final e em dois trabalhos de grupo.

- Exame Final (sobre toda a matéria e sem consulta): 60%- nota mínima de 9 valores.

- Trabalho de grupo1: 20% (Estudo de caso)

- Trabalho de grupo 2 : 20% (Análise de um artigo científico)

Os trabalhos de grupo serão feitos em grupos de 4 ou 5 elementos. Os grupos (nome dos alunos, número, turma, artigo selecionado) devem ser enviados ao docente por e-mail até dia 16 de Outubro 2015.

O trabalho 1 consiste na análise crítica de um estudo de caso (entregue durante as aulas). Na data prevista para a entrega do trabalho 1 os alunos deverão entregar um relatório com as respostas às questões colocadas.

O relatório referente à análise crítica do estudo de caso deve ter 4-5 páginas, escritas com letra Times New Roman de tamanho 12 e espaçamento 1,5. A data de entrega do trabalho 1 é dia 4 de Dezembro de 2015.

O trabalho 2 consiste na análise crítica de um artigo e apresentação do mesmo durante as aulas. A análise crítica do artigo deve abordar os seguintes aspectos:

- Breve introdução ao tópico de pesquisa;

- Descrição das questões de pesquisa, objetivos e contribuições do estudo;

- Hipóteses de pesquisa (se aplicável)

- Breve descrição da metodologia utilizada (amostragem, método de recolha de dados, unidade de análise, etc)

- Apresentação sucinta dos resultados obtidos e conclusões.

Os artigos referentes ao trabalho 2 serão selecionados pelos alunos, de entre uma lista apresentada pelo docente da disciplina.As apresentações serão feitas nas duas últimas aulas do semestre.Os grupos a apresentar em cada um dos dias serão selecionados aleatoriamente. Os slides da apresentação devem ser entregues ao docente, em papel, no dia da apresentação.

A avaliação contínua (2 trabalhos de grupo) é obrigatória para o cálculo da classificação final na época normal. Na época de recurso a classificação final considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, desde que esta classificação beneficie o aluno. Em caso de melhoria de nota e no exame de época especial, conta apenas a nota do exame.