Métodos Computacionais em Economia e em Finanças (1 º Sem 2011/2012)

ECO , FIN , GES , MAEG

Corpo Docente

JOÃO PAULO VICENTE JANELA (Responsável)

Últimos Anúncios

As provas podem ser consultadas no dia 27 de Janeiro, pelas 16:00, no gabinete 506 (Quelhas).

Breve introdução

Muitos modelos matemáticos e métodos numéricos são utilizados actualmente na resolução e análise de problemas emergentes nas áreas da economia e da gestão, quer ao nível académico, quer ao nível da prática empresarial. A estratégia standard para a resolução destes problemas consiste em três etapas.

A primeira envolve e reformulação do problema, exprimindo-o como um problema matemático. A segunda consiste na solução do problema matemático, analiticamente, se possível, mas provavelmente usando métodos numéricos/computacionais. A terceira e última fase consiste na interpretação da solução matemática / numérica, de modo a que possa ser útil na análise e/ou resolução do problema económico de onde se partiu.

Este curso concentra-se na segunda fase mencionada anteriormente, o desenvolvimento de estratégias de resolução computacional dos modelos matemáticos que surgem na análise de problemas económicos e empresariais.

Os conteúdos deste curso constituem uma mais valia para qualquer aluno que na sua futura actividade profissional queira ser capaz de ir além da utilização de aplicações do tipo ?black box?, adquirindo a capacidade de modelar e resolver problemas. O curso fornece também uma base sólida em métodos numéricos para os alunos que prossigam os seus estudos em economia ou gestão