Probabilidade e Processos Estocásticos (1 º Sem 2017/2018)

CA (Actuarial Science)

Objetivos

Pretende-se, com esta UC, que os alunos adquiram as bases necessárias para poderem prosseguir para o estudo de outras unidades curriculares mais avançadas, onde são apresentados diversos modelos de descrição de diversos fenómenos estocásticos que surgem na atividade seguradora. A primeira parte da Unidade Curricular destina-se a apresentar conceitos importantes de probabilidade, distribuições e suas características. Para além do aprofundamento de matérias já lecionadas a nível de primeiro ciclo, são introduzidos novos conceitos, com aplicações à ciência actuarial, como seja o caso de medidas de avaliação da cauda da distribuição.
Na segunda parte da unidade curricular são introduzidos alguns dos processos estocásticos mais relevantes na modelação dos fenómenos actuariais.