Google

Gabinete Internacional de Mobilidade

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Outgoing Link

Abertura do Processo Link

Para formalizar a Abertura de Processo, os alunos deverão enviar ao Gabinete Internacional de Mobilidade (International Mobility Office - IMO) do ISEG,  em prazo a determinar anualmente, os seguintes documentos:

  1. Ficha de estudante: Este documento é fundamental no processo de mobilidade do aluno. É ele que vai dar origem ao Contrato Financeiro de Estudante Erasmus que posteriormente é assinado digitalmente pelo aluno ou pelo seu procurador/a. 

    Em caso de dúvida relativamente ao preenchimento deste documento, contacte o IMO.

  2. Cópia do Cartão de Cidadão do Aluno/Passaporte e Nº de Identificação Fiscal (NIF);

  3. Comprovativo do Número de Identificação Bancária (NIB); Na eventualidade do aluno vir a ter direito a uma bolsa de mobilidade erasmus, deverá anexar o comprovativo do NIB para o qual pretende que seja feita a transferência da verba;

  4. Procuração: Durante a mobilidade no estrangeiro, o aluno precisará de um procurador/a, representante do aluno/a e que ficará responsável por por exemplo assinar documentos respeitantes a uma eventual bolsa ERASMUS, caso o estudante já se encontre fora do País.

  5. Fotocópia do Cartão de Cidadão/Passaporte do Procurador;

  6. Acordo de Reconhecimento Académico; (Consulte ponto 5 de " Após a Colocação na Universidade de Acolhimento").

  7. Learning Agreement - A preencher após a aprovação do Acordo de Reconhecimento Académico (Consulte ponto 6 de " Após a Colocação na Universidade de Acolhimento").

  8. Fotocópia do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). O aluno deverá requerer este cartão no seu Serviço Social (Segurança Social, ADSE, ADM, SAMS, etc.) ou Loja do Cidadão. Este cartão permitirá que, em caso de necessidade, o aluno beneficie de assistência de saúde no estrangeiro.  

Importante:

  • Os alunos que irão  realizar a mobilidade apenas no 2º semestre, poderão entregar o  Acordo de Reconhecimento Académico, até 31 de Outubro.

  • No entanto,  devem efectuar a entrega dos restantes documentos na Abertura do Processo no mesmo prazo limite.

  • A entrega de cópia do CESD ao IMO, pode ocorrer apenas alguns dias antes da partida do aluno para o estrangeiro. Pode ser digitalizado e enviado por e-mail.

  • Os alunos que vão realizar a mobilidade em Países não Europeus,  na formalização da Abertura de Processo, estão dispensados da entrega dos documentos 1,3,4,5,7 e 8,   mas devem entregar, a cópia do Passaporte e o Acordo de Reconhecimento Académico.

  • A não realização da mobilidade deve ser comunicada, ao IMO, por escrito (e-mail). Todas as desistências deverão ser devidamente justificadas.