Seminário (2 º Sem 2020/2021)

ECO

Bolsa de Temas Link

     

    Bolsa de Temas do Seminário da Licenciatura em Economia 2020/2021

    Topics Available for the Seminar in the Academic Year 2020/2021

     

    Antes de iniciar os procedimentos a adoptar para a selecção dos temas, leia atentamente as respectivas instruções.!  Última actualização em 11 de Março de 2021 - 22:30h

     

     

      Área temática: Economia Internacional e do Desenvolvimento

      Thematic Area: International and Development Economics

    Tema A01
    Fatores associados ao acesso de cuidados de saúde no Uganda durante a primeira onda de COVID 19
     
    Factors associated with healthcare access in Uganda during the first wave of COVID 19
    Tutor
    Aida Isabel Tavares
    Descritivo
    O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que estão associados à dificuldade de acesso a cuidados de saúde no Uganda durante a primeira onda de COVID 19. O método usado para esta análise é quantitativo baseado em instrumentos da microeconometria. Utilizam-se os dados da 1ªronda do Inquérito "High-Frequency Phone Survey on COVID-19 2020-2021" levado a cabo pelo governo Ugandês numa parceria com o Banco Mundial. Requisitos obrigatórios mínimos: conhecimento dos instrumentos estatísticos e econométricos básicos, e conhecimento de um software econométrico (GRETL ou Eviews, mas preferencialmente STATA).
     

    Tema A02
    Crescimento económico pro-pobres: o que é e onde tem ocorrido   close2 close0
     
    Pro-poor economic growth: what it is and where it has happened
    Tutor
    Alexandre Abreu
    Descritivo
    O trabalho no contexto deste tema de seminário incidirá sobre a questão da relação entre crescimento económico e redução da pobreza num contexto internacional. Para tal, abordar-se-á o debate conceptual e teórico em torno da noção de "cresimento pro-pobres", procedendo-se posteriormente a uma analise empírica que permita identificar quais os países em que o crescimento económico tem sido mais e menos eficiente na redução da pobreza nas últimas décadas.
     
    The work under this seminar topic will address the relationship between economic growth and poverty reduction in a comparative international perspective. To that end, the group will critically review the conceptual and theoretical debate around the notion of 'pro-poor growth', and then undertake an empirical analysis of which countries have been most and least efficient in translating economic growth into poverty reduction in the last few decades.
     

    Tema A03
    Covid-19: vacinação e desigualdade   close2 close0
     
    Covid-19: vaccination and inequality
    Tutor
    Antonio Goucha Soares
    Descritivo
    A pandemia do Covid-19 abalou a saúde e economia mundiais. A vacinação contra o novo Coronavírus é a grande esperança para recuperar a normalidade. Todavia, o Secretário-Geral das Nações Unidas lembra que o vírus agravou as desigualdades globais, por apenas dez nações terem administrado 75% das vacinas disponíveis, enquanto 130 países não receberam uma única dose. O trabalho de seminário deve analisar a distribuição de vacinas a nível global, o esforço das economias emergentes na disponibilização de vacinas aos países em desenvolvimento, a chamada ‘diplomacia da vacina’ pelos países europeus, bem como a transferência de tecnologia das grandes empresas farmacêuticas de forma a acelerar a produção mundial de vacinas.
     
    Covid-19 affected both word health and economy. Vaccination is the great hope to return to normal life. UN Secretary-General reminds, however, that the virus increased global inequality, as ten nations alone took 75% of available vaccines, while some 130 countries didn’t get a single dose. The seminar paper should analyze the global distribution of vaccines and the attempt by emerging economies to supply vaccines to developing nations, the so-called ‘vaccine diplomacy’ by European countries, as well as transfer of technology abroad by big pharmaceutical groups in order to increase the world production of jabs.
     

    Tema A04
    O Acordo União Europeia - China   close2 close0
     
    European Union - China Treaty
    Tutor
    Antonio Goucha Soares
    Descritivo
    Um dos marcos da atividade da UE em 2020 foi a celebração do Acordo de Investimento com a China, visando remover obstáculos à instalação de empresas europeias em território chinês. O trabalho de seminário deverá analisar as principais alterações ao investimento bilateral introduzidas pelo acordo, tais como o acesso ao mercado, o fim das transferência de tecnologia forçadas ou da obrigatoriedade de joint-ventures com empresas locais. Para além disso, o relatório deverá elencar as áreas abertas ao estabelecimento de empresas europeias pelo novo tratado, mas também a abertura de setores sensíveis da UE como energia, telecomunicações, dados e serviços financeiros à entrada de investidores chineses.
     
    Taking into account the goal of removing the obstacles on the establishment of European companies in China, the EU-China Investment Treaty was one of the major achievements by the European Union in 2020. The seminar paper should analyze the main changes on bilateral investment introduced by the new agreement, such as market access rights, end of forced transfer of technologies and needless of joint-ventures with local business. In addition, the paper should report areas where European companies are allowed to benefit from access rights as a result of the new deal, as well as the opening of EU sensitive sectors such as energy, telecom, data and banking to mergers and acquisitions by Chinese investors.
     

    Tema A05
    A Nova Rota da Seda: a China, a Europa e a Economia Global.   close2
     
    The New Silk Road: China, Europe and the Global Economy
    Tutor
    António Mendonça
    Descritivo
    A China, procurando manter a tendência de crescimento últimos anos, lançou em 2013 a iniciativa "Belt and Road", visando construir outra "Rota da Seda" no novo século XXI. A intenção é criar um novo entre a Ásia e a Europa, reconstruindo relações económicas antigas, existentes antes da constituição da economia global impulsionada pelas viagens marítimas dos portugueses e de outros europeus. O objetivo será estudar o que está em jogo com esta iniciativa e o modo como poderá afetar a configuração da atual economia global, incluindo o potencial das relações China – Europa – Portugal.
     
    China, seeking to maintain the growth trend in recent years, launched in 2013 the "Belt and Road" initiative, aiming to build another "Silk Road" in the new 21st century. The intention is to create a new link between Asia and Europe, reconstructing old economic relations, existing before the constitution of the global economy driven by the maritime voyages of the Portuguese and other Europeans. The objective will be to study what is at stake with this initiative and how it may affect the configuration of the current global economy, including the potential of China - Europe - Portugal relations.
     

    Tema A06
    Análise da Aplicação do Princípio do Desenvolvimento Sustentável em Portugal   close2 close0
     
    Analysis of the Application of the Principle of Sustainable Development in Portugal.
    Tutor
    Maria Isabel de Deus Mendes
    Descritivo
    A Agenda 2030, adotada pelas UN em 2015, definiu um conjunto de ODS sobre os quais os países terão de reportar a sua evolução. As orientações nacionais e da EU para as políticas de desenvolvimento sustentável, estão expressas em 3 documentos básicos: Tratado da União Europeia, Estratégia Europa 2020 e o 7º Programa de Ação. O objetivo deste tema é fazer uma avaliação da evolução do desenvolvimento sustentável em Portugal. Para a prossecução do objetivo, será selecionado um conjunto de indicadores relacionados com os ODS e analisada a sua evolução ao longo de um período temporal. Paralelamente, pretende-se comparar a evolução dos indicadores em Portugal com os da média da EU, e/ou com outras médias regionais relevantes. No final pretendemos concluir se Portugal está ou não a seguir o caminho traçado pelos ODS, na totalidade ou parcialmente.
     

    Tema A07
    Avaliação da aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ISEG
     
    Evaluation of the Implementation of Sustainable Development Goals in ISEG
    Tutor
    Maria Isabel de Deus Mendes
    Descritivo
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um dos principais pilares da gestão do ISEG. Neste tema propõe-se que se faça a avaliação da aplicação dos ODS às instituições públicas de ensino superior, sobretudo no ISEG. Para a prossecução deste objetivo propõem-se três etapas. Na 1ª discute-se como é que os ODS podem ser aplicados ao contexto de instituições públicas de ensino superior, analisando alguns exemplos. Na 2ª, será escolhido um conjunto de indicadores que permita avaliar a aplicação dos ODS ao contexto das instituições públicas de ensino superior. E, finalmente, na 3ª, aplicaremos as conclusões das etapas anteriores para, através do estudo de caso ISEG, discutirmos a aplicação dos ODS às instituições públicas de ensino superior.
     

    Tema A08
    Sobre o ODS 3: Saúde de Qualidade (garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades)
     
    Good Health and Well-being
    Tutor
    Jorge Filipe Silva Gomes
    Descritivo
    O ODS 3 tem como elemento central garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. As metas são múltiplas e variadas, e, entre outros, incluem: redução da taxa de maternidade materna; e acesso livre, de todos os países, a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis. Mais sobre as metas aqui:Não sendo um dos 6 ODSs definidos por Portugal como prioritários para o país (Relatório Nacional sobre a Implementação da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável, Julho 2017), este terceiro ODS nunca pareceu tão prioritário para tudo e para todos, agora que a pandemia devida ao COVID-19 nivelou e democratizou a necessidade de cuidados de saúde um pouco por todo o planeta. O objetivo deste tema é explorar o estado da arte no que respeita a até 2 (duas) das metas propostas pela UN para este tema, e que podem ser encontradas aqui em inglês: Como se poderá depreender da lista anterior, os primeiros 9 preveem um relatório de natureza quantitativa, enquanto os últimos 4 preconizam um relatório de natureza qualitativa.
     
    SDG 3 aims to ensure healthy lives and promote well-being at all ages. Targets in this goal are various, such as: to reduce the global maternal mortality ratio, and to provide global access to affordable essential medicines and vaccines. More about these targets can be seen here: Although SDG 3 is not a priority one for Portugal (see Relatório Nacional sobre a Implementação da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável, Julho 2017), the last year has shown how critical this particular SDG can be to the whole world. The pandemic caused by the COVID-19 has affected people and countries everywhere, making no distinctions between poor and rich, or south and north.
     

    Tema A09
    Estado e Empresas na China (1978-presente)   close2 close0
     
    State and Business in China (1978-present)
    Tutor
    Luís Mah
    Descritivo
    O objetivo deste tema é debater e refletir sobre o papel das relações Estado-Empresas na China desde a abertura ao exterior em 1978.
     
    This theme aims at debating and reflecting on the role of State-Business relations in China following the country´s opening in 1978
     

    Tema A10
    Empresas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)   close2 close0
     
    Business and Sustainable Development Goals (SDGs)
    Tutor
    Luís Mah
    Descritivo
    Este tema pretende debater e refletir sobre o papel das empresas no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
     
    This theme aims at debating and reflecting on the role played by business role to help achieve the Sustainable Development Goals by 2030.
     

    Tema A11
    A medição do progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável associados ao envelhecimento
     
    Measuring progress in the implementation of the Sustainable Development Goals associated with aging
    Tutor
    Paula Albuquerque
    Descritivo
    Os membros das Nações Unidas comprometeram-se com o cumprimento de ambiciosos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Alguns destes objetivos assumem especial relevância para as pessoas mais velhas. Avaliar o progresso na implementação dos objetivos é essencial para que sejam atingidos. Várias organizações publicam relatórios de avaliação de progresso, com conclusões por vezes diferentes. Neste trabalho, pretende-se por um lado analisar em que medida as avaliações desenvolvidas captam o progresso na implementação dos objetivos mais associados à população mais velha, e por outro lado, fornecer informação sobre o estado da situação atualmente.
     
    The United Nations member states have pledged to achieve a set of goals by 2030. Several of these goals are particularly important for older people. Monitoring the progress in the implementation of the goals is essential to guarantee that they are reached. Several organizations issue reports, with sometimes different findings. The purpose of this study is to analyse to what extent the assessments that exist give a good impression of how progress is taking place for the older population and to provide information about where we stand at the moment.
     

    Tema A12
    As necessidades futuras de cuidados a idosos em países europeus
     
    Future elderly long-term care needs in European countries
    Tutor
    Paula Albuquerque
    Descritivo
    O envelhecimento da população aumenta significativamente a necessidade de prestação de cuidados sociais a pessoas mais velhas, uma vez que este grupo etário assume proporções crescentes na estrutura demográfica das sociedades. Este trabalho pretende quantificar as necessidades futuras com base num conjunto de variáveis relevantes, para um grupo de países europeus, incluindo Portugal.
     
    Population ageing is responsible for a significant increase in long-term care needs by the elderly, since this age group represents a higher proportion of the population. This work aims to quantify the future needs of long-term care for a group of European countries including Portugal, based on a set of relevant variables.
     


      Área temática de Economia Industrial e da Empresa

      Thematic Area: Industrial and Enterprise Economics

     

    Tema B01
    Os portos e o transporte marítimo em Portugal: o Plano de Recuperação e Resiliência.   close2 close0
     
    Ports and maritime transport in Portugal: The Recovery and Resilience Plan.
    Tutor
    António Mendonça
    Descritivo
    Portugal é um país com tradição e interesse estratégico nos portos e no transporte marítimo, incluindo a indústria de construção e reparação naval. Contudo, a importância económica atual deste setor está longe do aproveitamento de todo o seu potencial, existindo um largo consenso sobre a necessidade de promover o desenvolvimento de infraestruturas, de atrair investimentos, de reforçar e diversificar as conexões internacionais, de desenvolver tecnologia e know-how, de recuperar uma posição de referência que Portugal já teve num passado não muito distante. O objetivo é estudar a situação atual do sector marítimo-portuário, no geral ou em alguma área, ou atividade, em particular, e o modo como este sector é considerado no projetado Plano de Recuperação e Resiliência.
     
    Portugal is a country with tradition and strategic interest in ports and maritime transport, including the shipbuilding and repair industry. However, the current economic importance of this sector is far from taking advantage of its full potential, with a broad consensus on the need to promote the development of infrastructure, to attract investments, to strengthen and diversify international connections, to develop technology and know-how, to recover a reference position that Portugal has already had in the not-too-distant past. The aim is to study the current situation of the maritime-port sector, in general or in some area, or activity, in particular, and the way in which this sector is considered in the projected Recovery and Resilience Plan.
     

    Tema B02
    Os utilizadores de baldios são mais ou menos free-riders que os outros?
     
    Do the users of baldios free-ride more or less than others?
    Tutor
    Carlos J.S. Lourenço
    Descritivo
    O objetivo deste projeto é duplo. Primeiro, discutir o papel dos baldios ibéricos / portugueses como um tipo de bens comuns que desafia a visão dominante da propriedade privada. Segundo, avaliar as preferências de indivíduos que gerem e têm permissão para usar baldios usando o public good game - e comparar essas preferências com as preferências da população em geral (em particular indivíduos que controlam o acesso privado às propriedades). Num primeiro passo, os alunos farão uma revisão crítica da literatura sobre (a) os bens comuns (em particular os baldios) e (b) as principais conclusões do public good game. Espera-se que os alunos ampliem o conjunto de documentos de orientação que o tutor fornecerá no início do projeto. Numa segunda etapa, os estudantes recolherão dados e estimarão as preferências nas duas subpopulações mencionadas em Portugal. Embora uma sólida formação em estatística e / ou econometria seja útil, a motivação para aprender rápido é mais decisivo.
     
    The goal of this project is two-fold. First, to discuss the role of Iberian/Portuguese baldios as a type of commons that defies the dominating view of private property. Second, to assess the preferences of individuals who manage and have permission to use baldios using a public good game – and to compare those preferences with the preferences of the general population (in particular individuals who control private access to properties). In a first step, students will do a critical literature review on (a) the commons (in particular baldios) and (b) the main findings in the public good game. Students are expected to enlarge the set of guiding papers the tutor will provide at the start of the project. In a second step, students will collect data and estimate preferences in the two aforementioned sub-populations in Portugal.
     

    Tema B03
    Economias alternativas: dádiva e reciprocidade
     
    Alternative economies: gift, reciprocity and cooperative work
    Tutor
    Daniel Seabra Lopes
    Descritivo
    O mercado não é a única forma de organizar a produção e a troca de bens necessários à sobrevivência. A par do mercado, outros sistemas económicos têm sido identificados, marcados pela dádiva, a reciprocidade e o cooperativismo e não pela transferência lucrativa de propriedade. Pensa-se muitas vezes que tais sistemas dizem respeito a sociedades primitivas, tradicionais ou subdesenvolvidas, mas eles estão igualmente presentes nas sociedades modernas. Com base em dados qualitativos, os estudantes deverão refletir criticamente sobre exemplos de economias alternativas.
     
    The market is not the only form of organizing the production and exchange of vital goods. Alongside the market, other economic systems have been identified, based on gift exchange, reciprocity and cooperative work, rather than on profitable transfers of property. While we tend to think that such systems are characteristic of primitive, traditional or under-developed societies, the truth is that they are also present in modern societies. Drawing on second-hand or first-hand on qualitative data, students will think critically about specific examples of alternative economies.
     

    Tema B04
    Modelação da probabilidade condicional de ocorrência de um evento com dados seccionais   close2 close0
     
    Modelling the conditional probability of observing a binary outcome with seccional data
    Tutor
    Esmeralda Ramalho
    Descritivo
    O principal objectivo deste projecto será utilização de modelos de regressão para dados binários para descrever a probabilidade de ocorrência de um dado evento (um individuo estar empregado ou desempregado, uma empresa sobreviver não num dado horizonte temporal, …), em função de um conjunto de potenciais determinantes. Recorrendo a modelos logit, probit e, possivelmente, outros modelos utilizados com dados binários, os alunos deverão analisar várias especificações alternativas, estimar os modelos de interesse, documentar a sua validade estatística, e interpretar os resultados à luz da(s) teoria(s) económica(s) que rege(m) o objecto de estudo. O projecto é assim de natureza empírica, baseando-se num conjunto de dados, proposto pelos alunos, referente uma área da economia do seu interesse.
     
    The main aim of this project is the estimation of regression models for binary data to describe the probability of observing a given outcome (a worker is employed or not, a firm survives or not in a given time period, …) as a function of potential determinants. Using logit, probit or other models for binary data, the students must consider alternative model specifications, estimate them, test their validity, and interpret the results according to the economic framework. This is an empirical project in the area of Economics, which is based on a dataset selected by the students.
     

    Tema B05
    Análise do efeito de uma política económica com dados agrupados ou com dados de painel
     
    Analysis of the effect of economic policies with pooled data or panel data
    Tutor
    Esmeralda Ramalho
    Descritivo
    O principal objectivo deste projecto será medição dos efeitos de uma intervenção económica. Recorrendo a dados agrupados ou de painel, recolhidos antes e após a intervenção, para unidades amostrais afectadas (casos) e não afectadas (controlos) pela medida económica, é possível medir o efeito de interesse utilizando modelos de regressão lineares nos parâmetros. O projecto é assim de natureza empírica, baseando-se num conjunto de dados, proposto pelos alunos, referente uma área da economia do seu interesse.
     
    The main aim of this project is measuring the effects of an economic policy. Using pooled or panel data, concerning a period before and a period after the intervention, and collected for sampling units affected (cases) and not affected (controls) by the policy, the effects of interest are estimated through a model linear in parameters. This is an empirical project in the area of Economics, which is based on a dataset selected by the students.
     

    Tema B06
    Medida do impacto da inovação na revolução tecnológica da informação e comunicação   close2 close0
     
    Measuring the impact of innovation in the technological revolution of information and communication
    Tutor
    Francisco Louçã
    Descritivo
    Ao longo das últimas décadas, economistas de topo, como Solow, assinalaram a dificuldade de medir o impacto da revolução da comunicação e informação. A resposta a esse "paradoxo" pode estar na análise da trajetória de inovações fundamentais, como o microchip e outras.
     
    Through the last decades, some top economists, such as Solow, highlighted how difficult it is to measure the impact of the communications and information revolution. The answer to that "paradox" may be the analysis of the trajectories of radical innovations, such as the microchip and others.
     

    Tema B07
    Preferências por cursos do ensino superior em Portugal: Uma análise empírica   close2 close0
     
    Preferences for higher education in Portugal: An empirical analysis
    Tutor
    Joana Pais
    Descritivo
    Este projeto visa explorar uma base de dados que contém as listas de preferências sobre cursos de ensino superior público, submetidas por alunos no concurso nacional de acesso Português. Em particular, pretende-se analisar (1) até que ponto é que a existência de um limite ao comprimento da lista de 6 cursos pode condicionar as listas submetidas, (2) qual o grau de homogeneidade na escolha de cursos dentro de cada área e (3) qual a importância de fatores como a localização da Universidade, dados sobre empregabilidade e salários, e nota de entrada nos anos anteriores, nas escolhas dos alunos.
     
    In this project we aim at exploring a data base containing the lists of preferences submitted by students over higher education programs in public institutions in Portugal. In particular, we want to determine (1) to which extent does the existing curb on the lists of preferences conditions the submitted lists, (2) what is the degree of homogeneity in the choice of programs within each area of studies, and (3) how important are data on employment and wages and the cut-off grade from previous years on students’ choices.
     

    Tema B08
    Preferências vs. preferências reveladas no ensino superior   close2 close0
     
    True vs. revealed preferences in higher education
    Tutor
    Joana Pais
    Descritivo
    O objetivo deste projeto é a comparação das verdadeiras preferências por cursos de ensino superior com as listas de preferências submetidas no concurso nacional de acesso. O projeto inclui a elaboração de um inquérito a alunos do ensino superior que tem por objetivo principal obter dados sobre as verdadeiras preferências, sobre os seus determinantes, sobre a clareza do mecanismo de colocação de alunos em cursos e sobre os motivos que podem levar os alunos a submeter listas de preferências diferentes das suas verdadeiras preferências.
     
    The aim of this project is to compare true preferences on higher education programs with the preferences submitted in the matching phase (concurso nacional de acesso). The project includes carrying out a survey to elicit students’ true preferences over programs, the determinants of these preferences, the transparency of the matching mechanism used in Portugal, and the reason why students may misrepresent their preferences.
     

    Tema B09
    O objectivo das empresas   close2 close0
    Tutor
    Pedro V Matos
    Descritivo
    Embora tradicionalmente se tenha apresentado como objectivo das empresas a maximização do lucro (ou seja uma gestão orientada para os interesses dos accionistas), gradualmente esta abordagem foi sendo questionada, mesmo na academia, surgindo outras leituras do comportamento empresarial (e nomeadamente a denominada teoria dos stakeholders). Falencias de grande dimensão, crises económicas, financeiras e climáticas e agora a pandemia têm permitido/exigido estudar o comportamento empresarial de forma distinta (B Corporations, Capitalismo Consciente etc), assim como o seu alinhamento com os ODS – Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas para 2030. É essa reflexão que se pretende fazer com este tema.
     

    Tema B10
    Regulamentação (financeira) das grandes empresas tecnológicas   close2 close0
     
    (Financial) regulation of Big Tech
    Tutor
    Ricardo Cabral
    Descritivo
    As grandes empresas tecnológicas têm tido um impacto significativo e crescente em várias atividades económicas. A maioria dessas empresas já tem presença no domínio dos pagamentos eletrónicos ou móveis. Outras, especialmente na China, aventuraram-se na concessão de crédito financeiro e na intermediação financeira. O objetivo deste projeto de investigação é analisar o provável impacto grandes empresas tecnológicas nos sistemas de pagamentos e no sector bancário da Área do Euro e investigar de que forma as políticas públicas (e em particular a política regulatória) devem reagir a este novo desafio. Para mais informações sobre este tópico, consulte, por exemplo, o seminário "Um olhar holístico sobre a regulamentação Big Tech", organizada pelo Peterson Institute for International Economics em 10 de fevereiro de 2021, disponível aqui.
     
    Big Tech companies have had a significant and growing impact on various economic activities, becoming very large in the process. Most of these companies have expanded into the realm of electronic or mobile payments. Others, especially in China, ventured to the edges of financial credit and of financial intermediation. The aim of this research project is to analyze the likely impact of Big Tech on Euro Area payments systems and banking sector and to investigate in which manner public policy (and, in particular, regulatory policy) should respond to this new challenge. For further information on this topic please refer, for example, to the seminar "A holistic look at Big Tech regulation", organized by the Peterson Institute for International Economics on February 10, 2021,available here.
     

    Tema B11
    Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI):O Paradoxo Europeu e o caso português.
     
    Science, Technology and Innovation Policy (STIP): The European Paradox and the Portuguese case study.
    Tutor
    Rui Cartaxo
    Descritivo
    O Paradoxo Europeu: “A Europa desempenha um papel de liderança mundial em termos de excelência científica, medida através do número de publicações, mas não tem a capacidade dos EUA para converter essa performance de topo em inovação, crescimento e emprego” e o caso Português. Análise da política governamental de CTI, e sua articulação com as políticas da União Europeia (1986-…), particularmente na sua incidência nas empresas e universidades. Resultados dessa política, em termos de outputs científicos e tecnológicos: artigos científicos, patentes, start-ups tecnológicas.
     
    The European paradox: “The perceived failure of European countries to translate scientific advances into marketable innovations. The Portuguese case study. Analysis of the Portuguese Government STIP, in the framework of EU (1986-…), namely as regards firms and universities. Policy results (scientific and technological outputs): scientific articles, patents, technological start-ups.
     

    Tema B12
    O Nudge na promoção de I&D empresarial   close2 close0
     
    Nudge I&D in the private sector
    Tutor
    Sandra Maximiano
    Descritivo
    A inovação empresarial é fundamental para o crescimento e desenvolvimento económico. Um fator importante para a promoção de I&D empresarial é o número de doutorados em empresas. Em Portugal, de acordo com o ultimo inquérito aos doutorados, apenas 6% estão a trabalhar no setor privado, enquanto que na generalidade dos países europeus cerca de 35% trabalham em empresas. É preciso alterar esta realidade. Como? Vários especialistas têm vindo a propor a promoção de mais programas de doutoramento em cooperação com as empresas e incentivos fiscais para que estas contratem mais doutorados. Este projeto pretende estudar uma via complementar e alternativa à promoção de I&D nas empresas: a aplicação da teoria do Nudge, que consiste na aplicação de táticas extraídas da ciência económica comportamental para promover a mudança por meio da sugestão indireta e incentivos mais informais. Neste projeto pretende-se então: 1) analisar o porquê de um número tão baixo de doutorados em empresas. Será um problema de oferta ou procura? Mais precisamente, será que os doutorados não vão para as empresas porque não querem ou estas não os procuram? 2) analisar os enviesamentos comportamentais que podem ser bloqueadores da inovação empresarial; 3) sugerir nudges para promover a I&D empresarial e o emprego científico no setor privado.
     
    Business innovation is a fundamental key for economic development and growth. An important factor in promoting business R&D is the number of doctorates (PhDs) in companies. In Portugal, only 6% are working in the private sector while in most European countries around 35% work in companies. This reality needs to be changed, but how? Several specialists have been proposing the promotion of more doctoral programs in cooperation with firms and tax incentives for firms to hire more doctorates. This project aims at studying a complementary and alternative way for promoting business R&D: the application of Nudge theory, which consists on applying tactics from behavioural economics to promote change through indirect suggestion and more informal incentives. The project has three main goals: 1) analyse why there is a low number of doctorates working in firms. Is it a supply or demand problem? More precisely, do doctorates do not choose to work in the private sector because they do not want or because firms do not want to employ them?; 2) analyse the behavioural biases that can block business innovation; 3) suggest nudges to promote business R&D and scientific employment in private sector.
     

    Tema B13
    Medir as atitudes face risco: questionários ou métodos experimentais?
     
    Eliciting Risk Attitudes: Surveys or Experimental Methods?
    Tutor
    Sandra Maximiano
    Descritivo
    Quando a bolha imobiliária rebentou em 2008 dando-se inicio à crise financeira global, a estrutura de incentivos do setor financeiro foi largamente criticada. Os esquemas de incentivos dos consultores financeiros foram em parte responsabilizados pelas perdas dos investidores privados, porque incentivaram a promoção de carteiras excessivamente baseadas em ações que estavam pouco alinhadas com as preferências de risco destes investidores. Desde então, os reguladores têm-se preocupado mais com a qualidade da consultadoria financeira e um dos instrumentos que exigem aos bancos é a execução de um questionário que permita avaliar corretamente o perfil de risco dos potenciais investidores para que as carteiras de investimento estejam mais alinhadas com este perfil. O problema é que estes questionários tendem a sobreavaliar as preferências de risco porque baseiam-se em meras perguntas que não têm consequências imediatas para os inquiridos. Uma alternativa, seria a utilização de testes de medição de risco baseados em escolhas efetivas incentivadas, ou seja, com consequências reais. Estes testes têm sido construídos e amplamente estudados na área da economia experimental. Este projeto de seminário pretende comparar e correlacionar as atitudes face ao risco de estudantes do ISEG medidas por questionários tradicionais, usados pela, com dados recolhidos através da aplicação de um teste experimental conduzido pelos alunos.
     
    When the housing bubble burst in 2008 and thus initiated the global financial crisis, the financial sector with its mechanisms and incentive structures came under criticism. Remuneration schemes of financial advisors were partly made responsible for private investors´ financial losses as they provided incentives to promote equity-based portfolios that were weakly aligned with investors´ risk preferences. Since then, regulators have also become concerned about the quality of financial advice and an instrument they require banks to carry out is a questionnaire to assess the risk profile of potential investors. The main problem is that these questionnaires tend to overestimate risk preferences because they are based on simple questions that have no immediate consequences for respondents. An alternative would be the use of risk measurement tests based on real choices with real consequences. These tests have been constructed and widely studied in the field of experimental economics. This project aims at comparing and correlating the risk attitudes of ISEG students measured by traditional bank questionnaires with data collected through the application of an experimental test conducted by students.
     

    Tema B14
    Tech for Good – Portugal Landscape   close2 close0
     
    Tech for Good – Portugal Landscape
    Tutor
    Winnie Ng Picoto
    Descritivo
    A tecnologia por si só não é boa nem má. O rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e o aparecimento de tecnologias inovadoras, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial ou tecnologias móveis, podem contribuir não apenas para melhorar o desempenho das organizações, mas também podem melhorar o bem-estar, contribuir para reduzir a neutralidade de carbono ou para reduzir as desigualdades em várias dimensões da nossa comunidade. Nesse contexto, o termo “tech for good” pode ser definido como o desenvolvimento colaborativo e ético de soluções tecnológicas que atendem aos desafios societais, económicos e ambientais. O objectivo deste tema é definir-se o conceito “tech for good” bem como as diferentes formas de o caracterizar e, de mapear o “tech for good” em Portugal de acordo com as iniciativas existentes quanto ao seu modelo de negócio, tecnologias envolvidas, proposta de valor e estado atual de implementação.
     
    Technology is neither good nor bad by itself. The rapid development of the information technology market and the rise of innovative technologies such as Internet of Things, Artificial Intelligence, or Mobile technologies, contribute not only to enhance organizations performance but also could improve well-being, contribute to carbon neutrality or reduce inequalities in several dimensions of our community. In this context, tech for good is a collaborative and ethical development of technological solutions that addresses social, economic and environmental challenges. The purpose of this theme is to define the concept “tech for good” and the different ways to characterize it and to map the Portuguese landscape according to the existent initiatives related to tech for good, in terms of business model, technology involved, value proposition and current state of implementation.
     

     
    Tema B15
    Práticas anti concorrenciais   close2 close0
    Tutor
    Zorro Mendes
    Descritivo
    As ações lesivas da concorrência, por parte das empresas, que podem assumir a forma de conluio entre as empresas, concentrações verticais e horizontais e abuso de posição dominante, são uma prática comum e obrigam a Autoridade da Concorrência (AdC) a uma intervenção regulatória constante. O estudo de uma destas intervenções da AdC permitirá compreender quais os efeitos destas práticas anti concorrenciais e como estes podem ser minimizados por uma intervenção eficaz da AdC. Desejo


      Área temática de Economia Monetária e Financeira

      Thematic Area: Monetary and Financial Economics

     

    Tema C01
    "Sovereign yield spreads: Portugal, Spain, and France"   close2
    Tutor
    António Afonso
    Descritivo
    The topic implies collecting 10-year sovereign bond yield data for the 3 countries (plus Germany as the benchmark). Afterwards, one needs to compute country specific yield spreads to assess their development and potential spillover from the spread in country A to the spread in country B.
     

    Tema C02
    O BCE e a revisão da estratégia da política monetária   close2 close0
     
    ECB and monetary policy strategy review
    Tutor
    António Mendonça
    Descritivo
    Em janeiro de 2020, na sequência da experiência da política monetária não convencional, o BCE decidiu iniciar um processo de revisão da estratégia de política monetária. Este processo de revisão inicialmente previsto para ocorrer ao longo de 2020 e posteriormente alargado até 2021, deverá abranger diferentes questões como a formulação quantitativa da estabilidade de preços, o conjunto de instrumentos de política monetária, a análise económica e monetária e as práticas de comunicação. A formulação quantitativa da meta de inflação, entendida pelo Conselho do BCE, numa primeira fase como “abaixo de 2%”, e na sequência das fortes tendências desinflacionárias provocadas pela crise de 2008-2009 como “abaixo, mas perto de 2%”, encontra-se atualmente, num contexto de ameaças deflacionistas, a ser considerada como “convergência simétrica a 2%”. A evolução foi no sentido de privilegiar uma abordagem de médio a longo prazo, procurando incorporar a possibilidade de alternância de períodos de inflação acima e abaixo de 2%, para manter uma média de 2%. O objetivo será discutir o estado atual do processo de revisão e as relações com a crise financeira e económica de 2008-2009. A comparação com a revisão idêntica do Federal Reserve deve ser considerada.
     
    In January 2020, following the unconventional monetary policy experience, the ECB decided to open a process of reviewing the monetary policy strategy. This revision process initially planned to take place throughout 2020 and later extended to 2021, should cover different issues such as the quantitative formulation of price stability, the set of monetary policy instruments, economic and monetary analysis, and communication practices. The quantitative formulation of the inflation target, set by the Governing Council of the ECB, at a first stage as “below 2%”, and following the strong disinflationary trends caused by the 2008-2009 crisis as “below, but close to 2%”, is currently, in a context of deflationary threats, as “symmetric convergence at 2%”. The evolution was towards privileging a medium to long term approach, seeking to incorporate the possibility of alternating periods of inflation above and below 2%, to maintain an average of 2%. The aim is to discuss the state of the reviewing process and the relations with the 2008-2009 financial and economic crisis. The comparison with the Federal Reserve identical reviewing must be considered.
     

    Tema C03
    Crises bancárias sistémicas em parceiros económicos   close2 close0
     
    Systemic banking crises in partner economies
    Tutor
    Bruno José Trancoso da Rocha
    Descritivo
    Embora exista uma vasta literatura empírica que visa estimar os efeitos macroeconómicos de crises bancárias sistémicas, a investigação sobre os efeitos de crises que ocorrem em economias “parceiras” (por exemplo nos principais parceiros comerciais, em vizinhos geográficos, etc.) é mais escassa. Este projeto envolverá a revisão destas literaturas, com uma enfâse particular em análises que usem painéis de países. O objetivo final do projeto consiste em usar dados de painel para estimar o efeito no PIB do país A de eventos que ocorreram em economias parceiras B, C, etc.; a definição de economia “parceira” constitui, de resto, um aspeto importante do projeto. Dados ao nível do país para as crises, PIB e outras variáveis económicas serão recolhidos da base de dados World Development Indicators e outras fontes internacionais, compiladas numa base de dados do projeto, e analisadas com recurso a diferentes técnicas estatísticas/econométricas. Estas últimas podem incluir, por exemplo, extrapolações simples (descritivas) a partir do crescimento económico pré-crise observado em cada país, regressões standard de painel com efeitos fixos, e a estimação de funções de resposta a impulso usando métodos de Projeções Locais (os quais assentam em sequências de regressões de painel).
     
    While there is an important empirical literature on the macroeconomic effects of systemic banking crises, the research on the effects of crises that occur in “linked” economies (e.g. main trade partners, neighbouring countries, etc.) is much smaller. The project will involve the review of both research strands, with particular emphasis on multi-country (panel) analyses. The ultimate objective of this project is to use panel data to estimate the effect on country A’s GDP of events that happen in linked economies B, C, etc; the definition of “linked” economies is an important aspect of the project. Country-level data for crisis events, GDP and other economic variables will be collected from the World Development Indicators database and other sources, merged to form the project dataset, and analysed using different statistical/econometric techniques. These techniques may include, for example, simple (descriptive) extrapolations from pre-crisis economic growth, standard fixed-effects panel regressions, and the estimation of impulse response functions using Local Projections methods (a sequence of panel of regressions).
     

    Tema C04
    A globalização e os seus efeitos   close2 close0
     
    Globalisation and its effects
    Tutor
    Cândida Ferreira
    Descritivo
    O que é e como se mede a globalização? A globalização contribui para a existência de crises (e pandemias), ou, pelo contrário, ajuda a ultrapassá-las? A globalização contribui (ou não) para o crescimento económico? Os efeitos são semelhantes nos países desenvolvidos e nos países em vias de desenvolvimento?
     
    What is globalization and how is it measured? Does globalization contribute to the existence of crises (and pandemics), or, on the contrary, does it help to overcome them? Does globalization contribute (or not) to economic growth? Are the effects similar in developed and developing countries?
     

    Tema C05
    Desenvolvimento financeiro e crescimento económico   close2 close0
     
    Financial development and economic growth
    Tutor
    Cândida Ferreira
    Descritivo
    Qual a melhor definição e como se pode medir o desenvolvimento financeiro? Serão os bancos determinantes para garantir o crescimento económico? E os mercados financeiros? Haverá diferenças significativas no comportamento dos diversos países, grupos de países e/ou continentes? O que aprendemos com a última grande crise?
     
    What is the best definition and how can we measure financial development? Are banks decisive for ensuring economic growth? And financial markets? Can we find significant differences in the behaviour of different countries, groups of countries and/or continents? What have we learned from the last great crisis?
     

    Tema C06
    Taxas de juro e política monetária   close2
     
    Interest rates and monetary policy
    Tutor
    Cândida Ferreira
    Descritivo
    O que é uma taxa de juro? Porque existem diferentes taxas de juro? Qual a influência da política monetária nas taxas de juro? O que justifica as diferenças que se verificam nas taxas de juro de alguns países sujeitos à mesma política monetária?
     
    What is the definition of interest rate? Why do we have different interest rates? What is the influence of monetary policy on interest rates? What justifies the differences in interest rates in some countries subject to the same monetary policy?
     

    Tema C07
    Papel dos investidores não residentes no Mercado de Dívida Soberana em Moeda Local de Economias Emergentes   close2 close0
     
    The role of foreign investors in Emergent Economies Local Currency Sovereign Debt Market
    Tutor
    Carlos A. P. Pinto Ferreira
    Descritivo
    O mercado de dívida soberana em moeda local das principais economias emergentes quadruplicou de dimensão nos últimos 10 anos e o investimento estrageiro nesse mercado mais do que se multiplicou por 10. O objetivo do presente projeto é caraterizar estes mercados e investigar o impacto dos investidores não residentes no custo da dívida soberana em moeda local utilizando métodos econométricos. Para o efeito recorre-se a informação sobre a base de investidores e dados macroeconómicas do FMI e a taxas de juro da Bloomberg/Datastream.
     
    The local currency sovereign debt market of emerging economies has increased fourfold in the last 10 years and foreign investment in it has grown more than 10 times. The aim of this project is to characterize these markets and explore the impact of foreign investment in the sovereign debt costs in local currency using econometric methods. Data regarding the sovereign debt investor structure and macroeconomic variables is to be sourced from the IMF databases and local currency sovereign debt yields are to be retrieved from Bloomberg/Datastream.
     

    Tema C08
    Inclusão bancária e financeira   close2 close0
     
    Financial and banking inclusion
    Tutor
    Daniel Seabra Lopes
    Descritivo
    À semelhança de outros países europeus, Portugal apresenta índices elevados (acima de 90 por cento) de inclusão bancária e financeira. No entanto, a finança é igualmente conhecida por ser um ramo da economia particularmente vulnerável a crises, manipulações e fraude. Conjugando dados quantitativos e qualitativos, os estudantes interessados deverão interrogar-se acerca do que significa a inclusão bancária e financeira e até que ponto esta pode ser considerada um indicador de desenvolvimento.
     
    Like other European countries, Portugal displays high levels of financial and banking inclusion (above 90%). However, finance is also known for being a branch of the economy particularly vulnerable to crises, manipulation and fraud. Through quantitative and qualitative data, students will interrogate themselves about the meaning of financial and banking inclusion and the extent to which both can be considered as indicators of development.
     

    Tema C09
    O Financiamento das Empresas em Portugal, a Fragmentação Financeira na Zona Euro e a Importância da União Bancária    close2
    Tutor
    João Carlos Lopes
    Descritivo
    O principal objetivo deste trabalho é analisar as condições de financiamento das empresas portuguesas, no contexto da zona euro. A maior parte do tecido empresarial português é constituído por micro, pequenas e médias empresas e o seu financiamento é feito em boa medida através de empréstimos bancários. Os graves problemas dos bancos portugueses e a crise das dívidas soberanas, colocaram em desvantagem financeira as empresas nacionais, quer em termos de volume (quantidade de crédito disponível), quer em termos de preço (taxas de juro ativas) relativamente às empresas dos países do norte da área do euro (designadamente a Alemanha). Depois da intervenção do BCE, com a posição “custe o que custar” de Mario Draghi, e com o Quantitative Easing, a situação melhorou, mas só será devidamente resolvida quando se ultrapassar o problema dos ativos problemáticos dos bancos (non performing loans) e quando se completar a União Bancária.
     

    Tema C10
    O modelo de cinco fatores em Portugal   close2
     
    The five-factor model in Portugal
    Tutor
    João Manuel Franco Vieira
    Descritivo
    Este projeto tem como objetivo aplicar o modelo de cinco fatores de Fama & French (2015) e ver como a sua capacidade explicativa na previsão de retornos no mercado de ações de Portugal. Também se pretende verificar como este modelo se desempenha face ao modelo de três fatores e CAPM.
     
    This project aims to apply the five-factor model of Fama & French (2015) and see how its explanatory capacity in predicting returns in the Portuguese stock market. Is it also intended to verify how this model performs in relation to the three-factor model and CAPM.
     

    Tema C11
    Economia Política e Finanças Públicas   close2
     
    Political Economy and Public Finance
    Tutor
    José Alves
    Descritivo
    Persson e Tabellini (2004) demonstraram as ligações entre as regras eleitorais e as formas de governo com os resultados da política orçamental. No entanto, e apesar das formas constitucionais de governo, o espectro político também apresenta um factor importante para explicar diferentes padrões de fiscalidade e estruturas de despesa pública. Com este trabalho, pretendemos aprofundar esta análise e fornecer um quadro mais geral que pode ligar os sistemas políticos a diferentes padrões de política fiscal.
     
    Persson and Tabellini (2004) have demonstrated the linkages between electoral rules and forms of government with fiscal policy outcomes. However, and despite the constitutional forms of government, political spectrum also present an important factor to explain different patterns of taxation and government spending structures. With this work, we intend to go deeper in this analysis and provide a more general framework that can link political systems to different patterns of fiscal policy.
     

    Tema C12
    Impactos não lineares da dívida pública líquida no crescimento económico.   close2 close0
     
    Non-linear effects of net government debt on economic growth
    Tutor
    José Alves
    Descritivo
    Muitos são os estudos que têm apontado para os impactos lineares e não-lineares da dívida pública, em percentagem do PIB, no crescimento económico, de curto e de longo prazo. No entanto, muito pouca atenção à dívida pública líquida, em percentagem do PIB. Neste sentido, propõe-se estudar os efeitos lineares e não-lineares desta variável sobre o crescimento económico, e, em caso de existência de efeitos não-lineares, estudar-se-á a existência de valores ótimos de dívida pública líquida.
     
    Several studies have pointed to the linear and non-linear impacts of public debt as a percentage of GDP on short- and long-term economic growth. However, very little attention is given to net public debt as a percentage of GDP. In this sense, we propose to study the linear and non-linear effects of this variable on economic growth, and, in case of existence of non-linear effects, we will study the existence of optimal thresholds of net public debt.
     

    Tema C13
    Qual é o Comportamento do Consumo Privado em Portugal?   close2 close0
     
    How Does Private Consumption Behave in Portugal?
    Tutor
    Luís F. Costa
    Descritivo
    O objetivo é a utilização de séries temporais económicas e financeiras para tentar responder à questão. Problemas e tarefas: equação de Euler do consumo, componente cíclica das variáveis, medição das expectativas, taxas de juro e preços de ativos, comparações internacionais.
     
    The aim is using economic and financial time series to answer the question. Problems to and tasks: consumption Euler equation, cyclical component for the variables, measuring expectations, interest rates and asset prices, international comparisons.
     

    Tema C14
    As mulheres no mercado financeiro Português   close2 close0
     
    Women in the Portuguese financial market
    Tutor
    Margarida Abreu
    Descritivo
    Será que as mulheres transacionam como os homens? Têm a mesma atitude relativamente ao risco? Revelam o mesmo nível de conhecimento? Compram os mesmos ativos? E fazem o mesmo tipo de erros? O objetivo deste trabalho é explorar as diferenças de género entre os investidores individuais em Portugal, relativamente ao seu conhecimento financeiro, atitude relativamente ao risco e desvios comportamentais, com recurso aos inquéritos online ao investidor individual de 2018 da CMVM e ao inquérito CMVM/Universidades de 2020. Estes inquéritos, para além da caracterização socioeconómica dos inquiridos, contém perguntas que permitem identificar a literacia financeira, atitude relativamente ao risco, e outros comportamentos dos inquiridos, cujas respostas podem ser trabalhadas para identificar alguns desvios comportamentais como a sobreconfiança, efeitos disposição ou o prazer de jogar. Requisito: conhecimento básicos de econometria
     
    Do women trade like men? Do they have the same attitude towards risk? Do they reveal the same level of knowledge? Do they buy the same assets? Or do they make the same kind of mistakes? The objective is to analyse gender differences among individual investors in Portugal, regarding their financial knowledge, risk attitude and their behavioural biases, using data from the 2018 and 2020 CMVM online survey to Portuguese individual investors. This survey, in addition to a socio-economic characteristic of respondents, contains questions that seek to identify financial literacy, attitude towards risk, and other behaviors of respondents in the financial market that can be worked on to identify some behavioral biases such as: overconfidence, disposition, gambling attitude. Basic econometrics
     

    Tema C15
    Qual a sensibilidade dos portugueses para as questões do financiamento sustentável?   close2 close0
     
    What is the sensitivity of Portuguese citizens to the issues of sustainable finance?
    Tutor
    Margarida Abreu
    Descritivo
    As finanças sustentáveis referem-se a considerar as implicações ambientais, sociais e de governo (ESG) no financiamento, isto é, a promover um financiamento que favoreça o crescimento econômico, reduzindo ao mesmo tempo, as pressões sobre o meio ambiente e tomando em conta aspetos sociais e de governo. A União Europeia tem estado na vanguarda desde 2015 dos esforços para construir um sistema financeiro que apoie o crescimento sustentável, e a transição para uma economia de baixo carbono e mais eficiente na utilização dos recursos. Qual o grau de consciencialização dos portugueses para as questões do financiamento sustentável? E dos jovens? E dos investidores Portugueses? Neste trabalho faz-se o ponto da situação sobre as questões do financiamento sustentável no espaço europeu e uma análise empírica da sensibilidade da população portuguesa para estas questões com base no Inquérito CMVM/Universidades de 2020.
     
    Sustainable finance refers to the process of taking due account of environmental, social and governance (ESG) considerations in financing, that is, promoting finance to support economic growth while reducing pressures on the environment and taking into account social and governance aspects. The European Union has been at the forefront of efforts to build a financial system that supports sustainable growth since 2015 and the transition to a low-carbon, more resource-efficient and sustainable economy. How aware are Portuguese's citizens of sustainable finance issues? What about young people? What about Portuguese investors? The present work analyses the sustainable finance issues in the European area and develops an empirical analysis of the sensitivity to these issues of the Portuguese population based on the CMVM/Universities Survey of 2020.
     

    Tema C16
    Produtos de poupança de longo prazo em Portugal – o caso dos Planos Poupança Reforma e dos Certificados de Reforma   close2 close0
    Tutor
    Maria Teresa Medeiros Garcia
    Descritivo
    Este trabalho pretende analisar a poupança de longo prazo em Portugal que se apresenta como um complemento de rendimento na reforma face à pensão de velhice proveniente do sistema público de segurança social. Em concreto propõe-se o estudo dos planos poupança reforma e dos certificados de reforma em diversas vertentes: características, fiscalidade, população abrangida, evolução do mercado, e desempenho.
     

    Tema C17
    O sector segurador em Portugal   close2
     
    The insurance sector in Portugal
    Tutor
    Maria Teresa Medeiros Garcia
    Descritivo
    Pretende-se fazer um estudo do sector segurador em Portugal.
     
    The objective of the study is to analyse the insurance sector in Portugal.
     

    Tema C18
    Regulação e supervisão bancária em Portugal: desde quando e como?   close2
     
    Banking regulation and supervision in Portugal: since when and how?
    Tutor
    Rita Martins de Sousa
    Descritivo
    Desde quando a regulação e a supervisão bancária em Portugal? Quais as entidades reguladoras? Qual a eficácia dessa regulação/supervisão? Qual o modelo adotado comparativamente a outras economias europeias?
     
    Since when did banking regulation and supervision begin in Portugal? Which are the regulatory bodies? How effective is this regulation and supervision? What model has been adopted compared to other European economies?
     

    Tema C19
    A estabilidade financeira da economia portuguesa no contexto da crise Pandémica: constrangimentos e desafios.   close2 close0
     
    The financial stability of the Portuguese economy in the context of the Pandemic crisis: constraints and challenges
    Tutor
    Rosa Borges
    Descritivo
    A crise pandémica que tem abalado o mundo afectou fortemente a generalidade das economias. Em Portugal, o impacto negativo traduziu-se numa quebra do PIB, em 2020, a rondar os 7,6%. A crise económica não se tem manifestado igual em todas as áreas de actividade, sendo particularmente gravosa nos serviços, como o turismo, alojamento e restauração. Uma das medidas legislativas tomadas para mitigar o efeito da crise nas famílias, que viram os seus rendimentos baixar e nas empresas, que enfrentaram problemas de quebras de facturação, foram as moratórias de crédito. Neste contexto, o fim das moratórias de crédito previsto para setembro de 2021, pode fazer antever dificuldades no pagamento do serviço da dívida associados a estes créditos e contribuir para o aumento do crédito mal parado dos bancos. Surge pertinente então, avaliar os impactos do fim desta medida transitória na estabilidade do sistema financeiro.
     
    The pandemic crisis that has rocked the world has strongly affected most of the economies. In Portugal, the negative impact resulted in a drop in GDP in 2020, of around 7.6%. The economic crisis has not been the same in all areas of activity, being particularly burdensome in services, such as tourism, accommodation and restaurants. One of the legislative measures taken to mitigate the effect of the crisis on families, which saw their incomes go down, and on companies, which faced problems of liquidity, were the postponement of payment of credits. In this context, the end of the postponement of payment of credits due in September 2021, may result in difficulties in paying the debt service to financial institutions and contribute to the increase in the bad credit of banks. It becomes pertinent, then, to assess the impacts of the end of these transitional measures on the stability of the financial system.
     

    Tema C20
    A importância da regulação na economia de mercado. O caso do sector bancário   close2 close0
     
    The importance of regulation in the market economy. The case of the banking sector
    Tutor
    Rosa Borges
    Descritivo
    Numa perspectiva abrangente a regulação engloba as diversas formas de intervenção do Estado na economia. Contudo, uma definição mais específica de regulação económica refere uma intervenção do Estado numa indústria com poder de mercado ou que produza um bem ou serviço essencial, com o objectivo de aumentar o bem-estar social. Nestes casos, o mercado, por si só não permite maximizar o bem-estar social, pelo que, quando existem estas falhas de mercado, o Estado deverá intervir, nomeadamente através da criação de reguladores independentes. Pretende-se neste tema abordar o papel dos reguladores na economia, em particular, o papel do regulador do sector bancário.
     
    In a comprehensive perspective, regulation encompasses the different forms of State intervention in the economy. However, a more specific definition of economic regulation refers to State intervention in an industry with market power or that produces an essential good or service, with the aim of increasing social welfare. In these cases, the market, by itself, does not allow maximizing social welfare, so, when these market failures exist, the State should intervene, namely through the creation of independent regulators. The aim of this theme is to address the role of regulators in the economy, in particular, in the case of the banking regulator.
     


      Área temática de Economia Pública e Política Social

      Thematic Area: Public and Welfare Economics

     

    Tema D02
    O Impacto do Envelhecimento Demográfico no Estado-Providência Português   close2 close0
     
    The Impact of Demographic Ageing on the Portuguese Welfare State
    Tutor
    Amílcar Moreira
    Descritivo
    No âmbito das economias avançadas, Portugal será uma das nações mais afetadas pelo envelhecimento demográfico (OECD, 2017). Neste projeto pretende-se usar dados do Ageing Report da Comissão Europeia (2005, 2009, 2012, 2015, 2018 e 2021) para perceber em que medida o envelhecimento demográfico poderá afetar a dinâmica de evolução, e composição da despesa social em Portugal. Será dada especial atenção à forma como variações nas projeções do Ageing Report refletem mudanças nas projeções demográficas e macroeconómicas que as sustentam.
     
    In the group advanced economies, Portugal will be one of the nations most affected by demographic aging (OECD, 2017). In this project we will use data from the European Commission's Ageing Report (2005, 2009, 2012, 2015, 2018 and 2021) to understand the extent to which demographic ageing may impact on the level and composition of social expenditure in Portugal in the coming decades. Special attention will be paid to how variations in the Ageing Report's projections reflect changes in the demographic and macroeconomic projections that support them.
     

    Tema D03
    A transição da educação para o mercado de trabalho: O problema dos jovens NEET (not in employment, education or training) em Portugal e na União Europeia.   close2 close0
     
    The transition from school to work: the NEET (not in employment, education or training) in Portugal and in Europe
    Tutor
    Carlos Farinha Rodrigues
    Descritivo
    O objectivo deste projecto é analisar a incidência e a composição dos NEET nos jovens entre os 15 e 29 anos em Portugal e na União europeia. Utilizando a informação disponível em diversos organismos internacionais (Eurostat, OCDE, OIT) pretende-se fazer uma caracterização detalhada dos jovens NEET relacionando a sua incidência com o nível de educação, o abandono escolar e o nível de desemprego da população jovem. Pretende-se igualmente identificar as principais políticas públicas implementadas na EU para a resolução deste problema.
     

    Tema D04
    Aversão à desigualdade e aversão ao risco de eleitores e legisladores
     
    Inequality and risk aversion of voters and lawmakers
    Tutor
    Carlos J.S. Lourenço
    Descritivo
    O objetivo deste projeto é discutir e estimar a desigualdade e a aversão ao risco em duas subpopulações em Portugal: eleitores e legisladores. Numa primeira etapa, os alunos farão uma revisão da literatura sobre (a) aversão à desigualdade, (b) aversão ao risco e (c) sua relação, discutindo em particular os resultados principais e os métodos comumente usados para estimar essas preferências. Atenção especial deve ser dada aos estudos que mediram as preferências dos legisladores versus as dos eleitores. Espera-se que os alunos ampliem o conjunto de documentos de orientação que o tutor fornecerá no início do projeto. Numa segunda etapa, os alunos recolherão dados e estimarão a aversão à desigualdade e a aversão ao risco nas subpopulações mencionadas em Portugal. Embora uma sólida formação em estatística e / ou econometria seja útil, a motivação para aprender rápido é mais decisivo.
     
    The goal of this project is to discuss and estimate inequality and risk aversion in two sub-populations in Portugal: voters and lawmakers. In a first step, students will do a literature review on (a) inequality aversion, (b) risk aversion, and (c) their relationship, discussing in particular the main findings and the methods commonly used to estimate those preferences. Special attention should be given to studies that have measured preferences of lawmakers vs. those of voters. Students are expected to enlarge the set of guiding papers the tutor will provide at the start of the project.
     

    Tema D05
    A recessão Covid   close2 close0
     
    The Covid recession
    Tutor
    Francisco Louçã
    Descritivo
    A recessão mundial de 2020 prolonga-se em 2021, sendo a sua causalidade evidente. O trabalho procura investigar os mecanismos de transmissão, as incertezas que gera e os efeitos das medidas em curso.
     
    The 2020 world recession is prolonged in 2021, and its causality is obvious. This research discusses the transmission mechanisms, the uncertainties they generate and the effect of the measures.
     

    Tema D06
    Proteção social familiar em Portugal e na Europa   close2 close0
    Tutor
    Francisco Nunes
    Descritivo
    A proteção social familiar desempenha um importante papel na provisão do bem-estar nas sociedades desenvolvidas, com sistemas de segurança social bem estruturados e modernos e também com legislação sobre direitos sociais, amadurecida e escrutinada, nos processos de desenvolvimento democrático e de aperfeiçoamento da cidadania. De facto, a proteção social da família não se esgota – longe disso – no conjunto das prestações e dos benefícios concedidos formalmente pelos sistemas de segurança social, nos seus subsistemas de solidariedade social (em geral, financiados através dos impostos gerais) ou equivalente. A regulamentação da proteção da maternidade, paternidade e parentalidade e o conjunto dos subsídios atribuídos a famílias com crianças, nas várias valências dos direitos sociais, constituem uma base importante, em muitos países europeus, incluindo Portugal, para a estruturação do sistema de benefícios de apoio do Estado ao bem-estar das famílias. Onde podemos incluir ainda os benefícios ligados à esfera da educação e da saúde, especificamente orientados para a proteção/ apoio às famílias com crianças. Ou até o efeito dos sistemas fiscais, em especial na tributação direta do rendimento. Uma bateria algo complexa na provisão de bem-estar social pelas administrações públicas. Para além da análise do caso português, num período de referência incidente neste século, podemos considerar o interesse comparativo das políticas sociais dirigidas a famílias com crianças com algumas realidades de sistema de bem-estar algo distintos do português, na Europa. Que semelhanças e divergências se poderão apontar na conceção e orientação desse tipo de proteção em países europeus com Estados de bem-estar distintos? Sugere-se a comparação entre Portugal e dois países europeus diferenciados no seu modelo de proteção. Pode-se falar numa convergência global das políticas neste campo? Há um modelo europeu de proteção social familiar?
     

    Tema D07
    Pandemia da COVID-19 e desemprego   close2 close0
    Tutor
    António Garcia Pereira
    Descritivo
    Um dos pontos singulares das estatísticas oficiais do Trabalho e do Emprego em Portugal são os números baixos do desemprego, muito em particular após a pandemia da COVID-19, bem como a baixa percentagem dos que acedem ao subsídio de desemprego. Este trabalho tem como objectivo estudar a real dimensão do fenómeno do desemprego, a sua evolução desde o início da pandemia e as razões da pouca dimensão dos números quer do desemprego, quer dos apoios sociais concedidos.
     

    Tema D08
    Emprego e salário: uma análise de género.   close2 close0
    Tutor
    Graça Leão Fernandes
    Descritivo
    Estudar as diferenças no emprego e no salário de homens e mulheres, em Portugal, no século XXI.
     

    Tema D09
    Estimação de preferência entre políticas públicas e efeitos de enquadramento
     
    Assessing people’s preferences over public policies and framing effects
    Tutor
    Jacinto Braga
    Descritivo
    A escolha entre políticas públicas deveria ser informada por conhecimento das preferências da população. Uma dificuldade aqui é que apresentações (enquadramentos) diferentes das opções pode levar a respostas diferentes. Por exemplo, imagine que se estima que uma epidemia vai matar 1000 pessoas se nada se fizer, e que lhe perguntam qual de dois programas de saúde prefere: o programa A salva 300 pessoas; o programa B com 30% de probabilidade salva 1000 pessoas e com 70% de probabilidade não salva ninguém. Agora imagine que lhe perguntam se prefere o programa X — com o qual 700 pessoas morrerão — ou o Y — com o qual com 70% de probabilidade morrerão 1000 pessoas, e com 30% de probabilidade não morre ninguém. Na verdade os programas A e X são o mesmo, e o mesmo se passa com o B e Y. No entanto em estudos anteriores, a maioria dos respondentes prefere o A ao B, mas prefere o Y ao X (a preferência contrária). Este projeto consiste em conceber e implementar o inquérito online para confirmar (ou refutar) estes resultados. O objetivo é a familiarização com o tópico (que questiona a teoria económica tradicional) e com as técnicas experimentais e de inquérito (uma ferramenta muito importante na investigação em Economia)
     
    The public policy maker should try and estimate people’s preferences over different outcomes. One difficulty with this is that framing policy options in different ways may lead to different responses. For instance, imagine that an epidemic will kill 1000 people if nothing is done, and you are asked which of two health programs you prefer: program A saves 300 people with certainty; program B saves 1000 people with probability 30% and no one with probability 70%. Now suppose you are instead asked to choose between program X ¯ under which 700 people will die ¯ and program Y ¯ under which 1000 people will die with probability 70% and no one will die with probability 30%. In fact programs A and X are the same, and so are B and Y. Yet in previous studies it has been observed that most people prefer A over B, but prefer Y over X (the opposite preference). In this project you will design and conduct an online survey to confirm (or refute) these results. The aim is to get acquainted with this topic (which challenges standard economic theory) and survey and experimental methods (an important tool in Economics research).
     

    Tema D10
    Estimação de preferência entre políticas públicas e a disparidade entre “escolha e equiparação”
     
    Assessing people’s preferences over public policies and the choice-matching disparity
    Tutor
    Jacinto Braga
    Descritivo
    Para escolher entre políticas públicas alternativas, o decisor deveria estimar as preferências da população. Esta não é uma tarefa simples, pois diferentes métodos de estimação de preferências podem levar a diferentes resultados. Por exemplo, em 2019 morrerem 474 pessoas em acidentes de viação em Portugal. Suponha (“escolha”) que lhe perguntam qual de dois programas de segurança rodoviária mutuamente exclusivos prefere: o programa A salva 30 vidas e custa €30 milhões (€30m) por ano; o programa B salva 80 vidas e custa €140m por ano. Agora (“equiparação”) suponha que ainda não se conhece o custo do programa B, e é-lhe perguntado qual seria o custo do programa B que o tornaria indiferente entre A e B. Neste tipo de problemas a maioria escolhe o B na primeira pergunta, mas indica um custo como €80m ou €100m (menos do que €140m) na segunda. As duas respostas contradizem-se: uma pessoa que é indiferente entre A e, digamos, salvar 80 vidas a um custo de €100m deveria preferir A a salvar 80 vidas a um custo de €140m. Este projeto consiste em conceber e realizar um inquérito onine para confirmar (ou refutar) esta aparente contradição. O objetivo é a familiarização com o tópico (que questiona seriamente a teoria económica tradicional) e com as técnicas experimentais e de inquérito (uma ferramenta muito importante na investigação em Economia).
     
    When choosing between alternative public policies, the decision maker should estimate people’s preferences. This is far from a simple task, as different methods of surveying people’s preference may lead to different preference rankings. For instance, in 2019 474 people died in traffic accidents in Portugal. Suppose (choice question) you are asked which of two mutually exclusive road safety programs you prefer. Program A saves 30 lives and costs €30 million (€30m) a year; program B saves 80 lives and costs €140 million (€140m) a year. Now (matching question) suppose we don’t know the cost of program B yet, and are asked how much program B would have to cost to make you indifferent between programs A and B. In these type of questions most people prefer B over A in the first question, but when asked the second question indicate a cost like €80m or €100m (less than €140m). The two answers contradict each other. If you are indifferent between program A and, say, saving 80 lives at cost of €100m, then you should prefer A over saving lives at a cost of €140m. In this project you will design and conduct an online survey to confirm (or refute) this apparent contradiction. The aim is to get acquainted with the topic (which seriously challenges tradition economic theory) and survey and experimental methods (an important tool in Economics research).
     

    Tema D11
    Orçamento Cidadão em Portugal
     
    Citizens Budget in Portugal
    Tutor
    Joana Andrade Vicente
    Descritivo
    A avaliação da transparência orçamental ao longo dos últimos anos através do Índice de Transparência Orçamental (Open Budget Index) levou à identificação de uma lacuna importante no processo orçamental português: a inexistência (ou inconsistente publicação) de um Orçamento Cidadão – um documento não técnico, mas compreensível, elaborado pelo Governo, que visa informar substantivamente os cidadãos sobre a proposta de lei orçamental. É considerado um elemento fundamental para a responsabilização dos governos (accountability) e para que a sociedade civil possa compreender a forma como o Governo pretende utilizar os recursos públicos. Este projeto visa avaliar as diversas iniciativas desenvolvidas pelo Ministério das Finanças e pela Direção-Geral do Orçamento no sentido de ponderar se configuram um verdadeiro Orçamento Cidadão no sentido que lhe é dado pelas guidelines e boas práticas internacionais.
     
    The assessment of budget transparency over the past few years through the Open Budget Index has led to the identification of an important gap in the Portuguese budgetary process: the absence (or inconsistent publication) of a Citizens Budget – a non-technical but comprehensive document, prepared by the Government, which aims to substantially inform the citizens about the proposed budgetary law. It is fundamental for governments’ accountability and for the civil society to understand the way in which the Government intends to use public resources. This project aims to evaluate the several initiatives developed by the Ministry of Finance and the Directorate-General for Budget in order to consider whether they constitute a true Citizens Budget, in the sense given by international guidelines and good practices.
     

    Tema D12
    O crédito a particulares: evolução, determinantes e endividamento excessivo   close2 close0
    Tutor
    João Tomé Calado
    Descritivo
    Este tema facilitava a vida aos alunos dado que apresentava logo de forma mais clara da sua base de trabalho, nomeadamente centrando o trabalho empírico no tratamento da base de dados do BP. Podem optar por fazer uma análise descritiva com análise da evolução ou podem tentar modelizar o crédito a particulares com base numa regressão linear simples (mas opcional). O incumprimentos dos particulares teria também duas hipóteses: análise descritiva ou modelizar (opcional e só para um grupo muito focado e empenhado).
     

    Tema D13
    O sistema público de pensões de velhice em Portugal   close2 close0
    Tutor
    Maria Teresa Medeiros Garcia
    Descritivo
    Este trabalho pretende analisar o sistema de pensões do sistema previdencial da Segurança Social em termos legislativos, financeiros e de população coberta (contribuintes e pensionistas).
     

    Tema D14
    Sustainable Mobility, PART and the Covid19 Pandemic   close2 close0
    Tutor
    Patricia C. Melo
    Descritivo
    According to the latest national inventory of greenhouse gas (GHG) emissions, published by the Portuguese Environment Agency (APA) in March 2020, transport is responsible for 26% of national emissions and this share has not been reducing despite technological and fuel efficiency improvements. The transport sector therefore assumes a crucial role in Portugal’s commitment to achieve carbon neutrality by 2050, as per the Carbon Neutrality Roadmap 2050 (RNC 2050) approved in 2019. This implies a drastic change in mobility patterns across the country, especially in its urban areas where the spatial organization of economic activities and the availability of public transport make modal shift away from the car more attainable. Given that about 90% of continental Portugal’s population live in urbanized areas this would have massive social, economic and environmental impacts. This project will study the impacts of an unprecedented change in public transport in Portugal, particularly in Lisbon’s metropolitan area (AML): the programme PART (Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos), introduced in April of 2019. The aim of PART is to “reduce the negative externalities associated with mobility, namely congestion, the emission of greenhouse gases, air pollution, noise, energy consumption and social exclusion”. Besides funding the reduction in public transport travel cards, the main objectives of PART include the simplification of the number and types of travel cards and increasing the level of public transport services. Nearly one year after PART was implemented the outbreak of the COVID19 pandemic in Portugal led to a drastic change in mobility patterns following the imposition of compulsory lockdown in mid-March of 2020. Since then, there have been different types of partial lockdowns and limitations to social and physical movements until January of 2021, after which the country entered a new lockdown period. The pandemic poses several questions for the future of sustainable mobility in Lisbon’s metropolitan area. The reduction in the demand for public transport (and in the demand for travel more generally) led to a drastic reduction in operating revenues, without a proportional reduction in operating costs. At the same time, the generalized fear of using public transport due to a perceived greater risk of contagion generated a comparative advantage for car use, putting at risk the efforts towards a more sustainable mobility system. This, in turn, creates challenges for PART’s ability to achieve its goals and to be financially sustainable in the future. The main objectives of this research project are: • To study the effects of the PART reform on mobility patterns in Lisbon’s Metropolitan Area(AML) – i.e. public transport and private transport demand pre- and post-PART, operating revenues and operating costs of public transport operators; • To study how the COVID19 pandemic, and the several lockdown restrictions, affected mobility patterns in the AML and the outcomes of the PART reform. To achieve the objectives, students will collect and analyze data for pre- and post-PART and pre- and post-COVID19 public transport demand and supply, the operating revenues and operating costs of public transport operators, as well as the car use levels for the AML. The results from the project will be relevant for public transport operators and municipalities in the AML, particularly Lisbon municipality.
     

    Tema D15
    Ciclo económico e perceções sobre o estado de saúde   close2 close0
     
    Economic cycle and perceptions of health status
    Tutor
    Vítor Escária
    Descritivo
    O impacto das flutuações económicas sobre o estado de saúde e as taxas de mortalidade tem sido um tema bastante estudado. Muitos estudos concluíram que a mortalidade é pró-cíclica. Embora a associação entre as condições do ciclo económico e a mortalidade tenha sido amplamente documentada, ainda são necessárias mais análises para compreender os mecanismos por trás da relação entre as condições do ciclo económico e os níveis de saúde. Muitos estudos examinaram a associação entre flutuações macroeconómicas e níveis de tabagismo e de consumo de bebidas ou distúrbios de peso, hábitos alimentares e atividade física, embora os resultados não sejam conclusivos. O único resultado mais estabelecido é que a saúde mental se deteriora durante a desaceleração económica. Recentemente, muito se tem discutido sobre o impacto da atual recessão e das medidas de confinamento adotadas para combater a COVID 19 sobre o nível de saúde. Este trabalho tentará abordar como o ciclo de negócios afeta a perceção de saúde dos portugueses.
     
    The impact of macroeconomic fluctuations on health and mortality rates has been a highly studied topic in the field of economics. Many studies find that mortality is procyclical in many countries. Even though the association between business cycle conditions and mortality has been extensively documented, a much stronger effort is needed to understand the mechanisms behind the relationship between business cycle conditions and health. Many studies have examined the association between macroeconomic fluctuations and smoking, drinking, weight disorders, eating habits, and physical activity, although results are rather mixed. The only well-established finding is that mental health deteriorates during economic slowdowns. Recently much has been discussed on the impact of the current recession and the confinement measures adopted to fight COVID 19 on health. This work will try to address how the business cycle affects health perceptions of the Portuguese.
     

    Tema D16
    Ciclo económico e subutilização do trabalho
     
    Economic cycle and labour underutilization
    Tutor
    Vítor Escária
    Descritivo
    As medidas de subutilização da força de trabalho podem fornecer mais informações para efeitos de monitorização do mercado de trabalho e avaliação da pressão sobre o mesmo. Essas medidas podem melhorar a medição do trabalho decente, dos desajustamentos entre a oferta e a procura de trabalho, incluindo componentes do nível de "folga" do mercado de trabalho, baixos rendimentos ou subutilização de algumas competências. Neste trabalho, será realizada uma análise de como a subutilização da força de trabalho varia ao longo do ciclo tendo em vista avaliar como a subutilização da mão de obra é uma almofada utilizada para a adaptação às flutuações.
     
    Measures of labour underutilization can provide more information for purposes of labour market monitoring and assessing the pressure on the labour market. Those measures can improve the measurement of decent work, mismatches between labour supply and demand including components for labour slack, low earnings and skills underutilization. In this work, an analysis of how labour underutilization changes over the cycle will be performed to assess how labour underutilization is a cushion to adapt to fluctuations.