Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

A Floresta em Portugal: Industria, comércio e estratégias empresariais Link

 

Investigadora: Amélia Branco

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia, 

Projectos: UID/SOC/04521/2013, UID/SOC/04521/2019, UIDB/04521/2020

 

Resumo: Na perspetiva da história económica e empresarial, diversas são as questões de investigação que importa considerar no estudo da fileira florestal. Desde logo, e face à vocação exportadora da fileira, a análise evolutiva da estrutura e do significado das exportações, no contexto do comércio externo português. Identificar as principais conjunturas e seus fatores explicativos surgem como objetivos. Relativamente às empresas ligadas à fileira, a estrutura empresarial apresentasse muita diversa. Quais as consequências desta estrutura para as estratégias empresariais de internacionalização e diversificação da fileira é outra das questões a investigar. No que concerne à matéria-prima, a análise da política florestal e dos mercados assim como as consequências em termos de competitividade da fileira evidenciam-se problemáticas fundamentais. Finalmente, as opções quanto à localização das unidades produtivas constitui mais um dos temas a explorar, questionando-se em que medida estas são variáveis significativas na explicação da competitividade da fileira. Todas estas questões ganham outra dimensão quando comparamos com o caso de Espanha, por esta economia competir internacionalmente nesta especialização produtiva.