Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

GHES   Investigação   Projetos Coordenados pelo GHES   O Ouro do Brasil: Remessas e Agentes, 1720-1807

O Ouro do Brasil: Remessas e Agentes, 1720-1807

Coordenador : Manuela Rocha

Equipa : Leonor Freire Costa, Maria Manuela Rocha, Rita Martins de Sousa

Financiamento Fundação Ciência e Tecnologia FCT/POCI/2010

Calendarização : 2006-2010

Resumo : Este projecto de investigação analisou os fluxos de ouro do Brasil entre 1700 e 1807, explorando de forma exaustiva o núcleo documental designado Livros de Manifestos do 1%, depositado no Arquivo Histórico da Casa da Moeda de Lisboa. Identificou as quantidades de ouro chegadas a Lisboa legalmente transportado nas frotas do Brasil, a sua composição (moeda, barra e pó) e os agentes que o receberam (Estado e particulares). Analisou a população envolvida nos fluxos de ouro e apurou a sociologia dos intervenientes no tráfico transatlântico e as características das organizações mercantis que o suportaram.

Resultados :

A convicção de que a informação recolhida tem interesse para um público vasto de historiadores convidou a divulgar as bases de dados construídas ( O Ouro do Brasil).

COSTA, Leonor Freire; ROCHA, Maria Manuela; SOUSA, Rita Martins de, O ouro do Brasil, 1700-1807, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2013.

COSTA, Leonor Freire; ROCHA, Maria Manuela; SOUSA, Rita Martins de, "A circulação do ouro do Brasil: o direito do 1%", Working Paper nº 21 , 2002, Lisboa, ISEG / GHES.

COSTA, Leonor Freire e ROCHA, Maria Manuela, «Remessas do ouro brasileiro: organização mercantil e problemas de agência em meados do século XVIII», Análise Social, vol. XLII (182), 2007, pp. 77-98.

COSTA, Leonor Freire e ROCHA, Maria Manuela, «Nas margens do contrabando: estrangeiros e comissários volantes no século XVIII em Portugal», in Jorge Braga de Macedo et al. (org.), Nove Ensaios na Tradição de Jorge Borges de Macedo, Lisboa, Tribuna da História, 2009, pp. 55-82.

COSTA, Leonor Freire; ROCHA, Maria Manuela; SOUSA, Rita Martins de, "Brazilian gold in the eighteenth century: a reassessment", Working Paper nº 42 , 2010, Lisboa, ISEG / GHES.

COSTA, Leonor Freire e ROCHA, Maria Manuela, «Merchant networks and Brazilian gold: reappraising colonial monopolies» in Nikolaus Bottcher , et. al., (coords.), Redes y Negocios Globales en el Mundo Ibérico, Siglos XVI-XVIII, Instituto Ibero-Americano de Berlin y el Colegio de México, 2011, pp. 143-169.

COSTA, Leonor Freire, ROCHA, Maria Manuela, ARAÚJO, Tanya, «Capital and economic performance: trust and distrust in eighteenth century gold shipments from Brazil», European Review of Economic History, 15, 2011, pp. 1-27.

SOUSA, Rita Martins de, "Remessas de ouro: para uma reapreciação da década de 1760", in Jorge Braga de Macedo et al. (org.), Nove Ensaios na Tradição de Jorge Borges de Macedo, Lisboa, Tribuna da História, 2009, Lisboa, Editora Tribuna.

SOUSA, Rita Martins de, «Brazilian gold and the Lisbon Mint House (1720-1807)», e-JPH, vol. 6, nº 1, 2008, p. 1-22.

SOUSA, Rita Martins de, «Guerra e ouro brasileiro (1720-1807)», in Angelo Alves Carrara, Ernest Sánchez Santiró (Coordenadores), Guerra y fiscalidad en la Iberoamérica colonial (siglos XVII-XVIII), Editoras, Instituto Mora, México e UFJF, 2012, pp. 335-350.